Páginas

2 de junho de 2014

EU SOU A PORTA

EU SOU A PORTA





BASE BÍBLICA: João 10: 1-10; João 14:6; João 6:35: João 8: 12 e 58; João 10: 9-11; João 11:25; João 15:1; Apocalipse 1:17; Apocalipse 22:13-16

OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que Jesus é a única porta de entrada para sermos salvos do pecado e todo aquele que crer Nele terá a vida eterna.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora,  apresentaremos Jesus, Deus Filho para as crianças. Prepare-se antes das aulas com estudo e oração:

Jesus – Deus Filho
Jesus Cristo é a Segunda Pessoa da Trindade. É chamado na Bíblia de Deus Filho, e Sua função básica foi executar o plano de redenção para a humanidade. Nos Seus ensinos deixou bem clara Sua relação com Deus Pai e com Deus Espírito Santo.
Quando Deus Se apresentou apara Moisés, em Horebe, identificou-se como Deus “EU SOU”. Durante Seu ministério, Jesus usou várias vezes a expressão “Eu sou” para nos dar a amplitude do Seu trabalho a nosso favor e para mostrar que Ele e o Pai são um.
No evangelho de João, Jesus Se apresenta como “Eu sou”: a Porta, a Luz, o Caminho, a Verdade e a Vida, o Pão da Vida, a Videira Verdadeira, a Ressurreição e a Vida, o Bom Pastor. Ele é tudo aquilo que precisamos para nos aproximar de Deus e vivermos de maneira que O agrade – o “EU SOU”.

RECURSOS: maquete pastor e ovelhas no aprisco

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO:

ORAÇÃO INICIAL: Pai Nosso

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”
João 14:6

EXPLICAÇÃO: quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, o pecado nos afastou do amor do nosso Criador. Um grande abismo (buraco) se formou entre o homem e Deus. Jesus, na Cruz, nos dá condições de nos aproximarmos de Deus novamente, como se fosse uma ponte. Nenhum outro homem, anjo, ou demônio, ou outro ser criado por Deus poderia fazer isso por nós. Só podemos chegar a Deus através do sacrifício de Jesus na Cruz.

HISTÓRIA: professora estude João 10:1-10

Comece perguntando às crianças: Quem é Jesus?

Permita que elas respondam e faça as articulações necessárias. Agora diga às crianças que as pessoas que viveram no tempo de Jesus também tinham suas opiniões a respeito de quem Ele era, e havia muita curiosidade por parte das pessoas em saber mais e mais sobre Jesus.

Diante desse interesse, Jesus fez algumas declarações a respeito de si mesmo. Uma dessas está no livro de João 10: 9.

        “Eu Sou a porta. Quem entrar por mim será salvo...”

        “Eu Sou a Porta” – Mas o que isso quer dizer?

Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus contemporâneos cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas eram chamados de pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado com uma única passagem. Não havia porta nem portão nessa passagem. 

O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada, pois ele impedia a entrada dos lobos e dos ladrões, e as defendia com sua própria vida.

 Jesus é o ÚNICO que pode garantir-nos entrada no reino dos Céus. Uma vez que esteja no Seu Reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu Protetor.

Só podemos entrar no Céu se “passarmos por Jesus”. Ou seja, se Jesus não estiver em seu coração não poder entrar no Céu.

Atos 4:12: “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”

Quem quiser salvar sua alma, precisa fazer parte do aprisco do reino de Deus, e para entrar precisa passar por aquele que protege a entrada, Jesus, e aceitar sua proteção.

Oração: Jesus seja meu protetor e meu Salvador, pois quero fazer parte do Reino de Deus!
 
CORINHO: A PORTA

A PORTA É UMA SÓ,
PORÉM DOIS LADOS HÁ
DENTRO OU FORA, VOCÊ ONDE ESTÁ?

A PORTA É UMA SÓ
PORÉM DOIS LADOS HÁ
EU JÁ ESTOU DENTRO, VOCÊ ONDE ESTÁ?

ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?