Páginas

9 de janeiro de 2014

A criança de Jesus sabe que Deus é Criador - Lição 4


TEMA: A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE DEUS É CRIADOR 4

BASE BÍBLICA: professora, estude sobre o tema seguindo as passagens abaixo


Gênesis 1:1-31
Salmos 8:1-9
Salmos 24:1-2
Salmos 74:15-17
Salmos 89:11-12 
Salmos 95:4-6
Salmos  102:25
Salmos 104:24
Salmos 121:2
Provérbios 3:19-20 
Provérbios 26:10
Isaías 42:5
Isaías 45:18


OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que Deus é criador do mundo;
  • Reconhecer que foi criada para relacionar-se com Deus;
  •  Entender que a base para um viver feliz é a obediência a Deus.

RECURSOS: massinha de sal; seqüência da criação utilizada na 2ª aula; CD com música “Aos olhos do Pai”; aparelho de som; figuras ilustrativas de como agradar a Deus; figuras de animais, plantas e pessoas.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 4

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

CORINHO: Vamos ensinar um corinho novo. Repita além dele o corinho do mês passado (A bíblia é igual martelo) e mais um de acordo com o gosto das crianças.

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR



Este é o dia, Este é o dia
Que fez o senhor que fez o senhor,
Vamos alegrar, vamos alegrar
E regozijar e regozijar.
Este é o dia que fez o senhor
Vamos alegrar e regozijar
Este é o dia, este é o dia
Que fez o senhor!
VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Leia depois cada palavra fazendo com que as crianças repitam.

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmo 102:25

BATE- PAPO: vamos relembrar como Deus criou todas as coisas?
Relembrar rapidamente cada um dos dias da criação. Depois chamar a atenção das crianças para a criação do homem. Destacar que entre tudo o que Deus criou somente o homem foi criado a sua imagem e semelhança, Deus modelou o homem com suas próprias mãos, do barro e soprou o espírito de vida em suas narinas. Depois fez o homem cair num sono profundo e retirou uma de suas costelas, e dela fez a mulher sua companheira.
Sabe por que Deus caprichou tanto na criação do homem? Porque Ele criou Adão para ser seu grande amigo. A bíblia fala que Deus e Adão conversavam face a face, todos os dias, no jardim do Éden.
Mas por causa do pecado a humanidade foi condenada a viver longe de seu criador. Mas Jesus pode nos levar novamente a ter uma amizade sincera com Deus.
Para ser amigo de Deus você precisa acima de tudo saber OBEDECER A ELE.
Como podemos mostrar que obedecemos a Deus? (Mostre as figuras e comente)
Vivendo bem como nossa família;
Orando;
Estudando a Bíblia;
Louvando a Deus;
Ajudando quem precisa;
Fazendo missões.
ORAÇÃO: ore com as crianças agradecendo a Deus por nos amar tanto e pedindo perdão pelas vezes que desobedeceu.

ATIVIDADE: prepare um cartaz com figuras de animais, plantas e pessoas. Mostre o cartaz para as crianças e pergunte quais são as diferenças entre eles. Explique que Deus nos fez diferentes de tudo o mais que Ele criou, porque nos fez à sua imagem e semelhança, ou seja, com capacidade de amar, pensar, criar, de saber o que é certo e errado e de fazer escolhas. E, nos fez assim para sermos seus amigos e andar em seus caminhos, obedecendo às suas ordens, pois elas nos tornam felizes.

Agora distribua um pedaço de massa de sal para cada criança e peça que cada uma modele uma pessoa. Depois compare os resultados mostre para as crianças que nossas diferenças físicas e de personalidades nos fazem únicos.

*ESSA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ENQUANTO AS CRIANÇAS OUVEM A CANÇÃO “AOS OLHOS DO PAI”, do ministério de louvor Diante do Trono.

ORAÇÃO FINAL: abençoe a semana.

  


A criança de Jesus sabe que Deus é Criador - Lição 3


TEMA: A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE DEUS É CRIADOR 3

BASE BÍBLICA: professora estude sobre o tema seguindo as passagens abaixo:


Gênesis 1:1-31
Salmos 8:1-9
Salmos 24:1-2
Salmos 74:15-17
Salmos 89:11-12 
Salmos 95:4-6
Salmos 102:25
Salmos 104:24
Salmos 121:2
Provérbios 3:19-20 
Provérbios 26:10
Isaías 42:5
Isaías 45:18

OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
  •  Entender que Deus é criador do mundo;
  • Reconhecer que foi criada para relacionar-se com Deus;
  •  Entender que a base para um viver feliz é a obediência a Deus.


SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

CORINHO: Vamos ensinar um corinho novo. Repita além dele o corinho do mês passado (A bíblia é igual martelo) e mais um de acordo com o gosto das crianças.

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR

Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor, que fez o Senhor
Vamos alegrar, vamos alegrar
E regozijar e regozijar.
Este é o dia que fez o Senhor
Vamos alegrar e regozijar
Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor!



VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Leia depois cada palavra fazendo com que as crianças repitam.

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmo 102:25

BATE- PAPO: Coloque o “tapete” da Amarelinha no chão e pergunte se alguém sabe o que é isso. 
Pergunte como se joga. 
Escreva na lousa a palavra REGRAS e vá escrevendo o que as crianças citam como regra. Ex: começa do número 1 onde você joga sua pedrinha. Não pode pisar na “casa” onde está a pedra. Não pode pisar na linha, etc.

Agora pergunte: SE ALGUÉM NÃO CUMPRE AS REGRAS O QUE ACONTECE?
Resposta: Sai do jogo!

Deus criou um mundo cheio de plantas, animais, água, ar, estrelas e deu ao homem para que fosse sua casa. 
Mas para que toda a natureza coopere para o bem do homem cada elemento da criação deve obedecer as regras que Ele estabeleceu. 
Quem não obedece ao seu Criador não pode continuar no jogo, ou seja, está fora do amor de Deus. 
O Sol, por exemplo, deve nascer a cada manhã e se esconder no final da tarde para que a Lua e as Estrelas iluminem a noite.
O Mar pode tocar as areias da praia somente até um ponto para que suas águas não inundem a praia. 
E o homem, qual regra o homem deve seguir? O homem deveria administrar bem tudo o que Deus criou! 
Ele poderia comer de todas as árvores do jardim, menos de uma, a que estava no centro do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal. 
Adão não obedeceu a essa regra. Ele sua mulher tiveram que sair do jardim e foram viver longe de Deus. E até hoje cada pessoa já nasce marcada por esse pecado e só pode se aproximar de Deus através de Jesus. 
Quem o reconhece como seu Senhor e Salvador se torna amigo de Deus!
 Existem outras regras deixadas por Deus em sua palavra. Uma delas vale para todos os seres vivos:

Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! 
Salmos 150:6

Toda criação de Deus deve louvar o seu Criador, principalmente o ser humano que Ele fez semelhante a Ele: com capacidade para amar, com inteligência para saber o que é certo e errado, com criatividade, e com autoridade para governar sobre tudo.
Quem não obedece a Deus e não o respeita como seu Criador não pode desfrutar do seu amor e da sua presença.

ORAÇÃO: ore com as crianças louvando a Deus como criador de todas as coisas.

BRINCADEIRA: agora convide as crianças para brincar de amarelinha, não se esqueça de estabelecer com elas a regra do “café com leite” para os menores. Para maior segurança prenda com fita adesiva no chão da sala.

ORAÇÃO FINAL: Abençoe a semana e agradeça pela aula.







A criança de Jesus sabe que Deus é Criador - Lição 2

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE DEUS É CRIADOR 2

BASE BÍBLICA: professora, estude sobre o tema seguindo as passagens abaixo


Gênesis 1:1-31
Salmos 8:1-9
Salmos 24:1-2
Salmos 74:15-17
Salmos 89:11-12 
Salmos 95:4-6
Salmo 102:25
Salmo104:24
Salmos 121:2
Provérbios 3:19-20 
Provérbios 26:10
Isaías 42:5
Isaías 45:18

OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
  •   Entender que Deus é criador do tudo;
  •  Reconhecer que foi criada para relacionar-se com Deus;
  • Entender que a base para um viver feliz é a obediência a Deus.


RECURSOS: ilustração dos seis dias da criação do mundo e o dia do descanso - Veja o modelo em http://tialivia.blogspot.com.br/2013/02/a-criacao-reciclagem-de-cds.html

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

CORINHO:  ouça o corinho: Este é dia que fez o Senhor

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR


Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor, que fez o Senhor,
Vamos alegrar, vamos alegrar
E regozijar e regozijar.
Este é o dia que fez o Senhor
Vamos alegrar e regozijar
Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor!



VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Leia depois cada palavra fazendo com que as crianças repitam.

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmo 102:25

BRINCADEIRA: VERSÍCULO ILUSTRADO.
Reproduza o versículo utilizando ilustrações no lugar das palavras “terra”, “céus” e “mãos”. Faça a leitura novamente ajudando as crianças a “decifrar” o versículo. Depois cole cada uma das palavras embaixo fazendo a composição correta do mesmo.

BATE- PAPO: pergunte se alguém se lembra o que estudamos no domingo passado. Diga a elas que a criança de Jesus sabe que Deus é o criador do universo, dos astros, da Terra, das plantas, animais e das pessoas, do ar, da água, enfim de tudo. Explique que devemos sempre ler no livro de Gênesis como Deus criou todas as coisas usando apenas a sua palavra, para que a nossa fé seja fortalecida.

História: A CRIAÇÃO
Coloque as sete figuras em seqüência com os números para cima. Conte uma por uma com as crianças para gerar expectativa. Agora diga que você irá contar a história da criação do mundo, que está escrita na Bíblia (Mostre sua Bíblia). À medida que for relatando como tudo aconteceu revele a face de baixo de cada círculo. Interaja com as crianças dialogando com elas e pedindo para que digam o que estão vendo.

Como Deus criou todas as coisas?
O primeiro livro da Bíblia, o livro de Gênesis, nos conta a belíssima história da criação do mundo. Nele descobrimos que as árvores, flores, frutos, animais, montanhas, rios, mares, chuva, sol, lua, nuvens, etc., não foram criados pelo homem. Em Gênesis, aprendemos que Deus foi o criador. E foi assim que aconteceu...
(Neste momento deixe combinado com a professora do apoio para ficar perto do interruptor da luz. Quando você disser: “E foi assim que aconteceu”, ela deve apagar a luz e só voltar a acendê-la quando você disser: “Haja Luz”)

No início de tudo, a terra era vazia e escura, sem nada e sem ninguém, apenas Deus. Ao dar início à criação, a primeira coisa que Deus fez foi a Luz, dizendo: “Haja luz!” E a luz passou a existir. Deus chamou à luz de dia, e a escuridão de noite. Este foi o primeiro dia da criação.

No segundo dia, Deus criou o céu. No planeta só existia, então, apenas céu e água. Tudo azul!

No terceiro dia, Deus começou a separar as águas de maneira que aparecesse terra seca. Então assim surgiram os mares, rios, lagos e oceanos. À parte seca Deus chamou “terra”. A bíblia diz que Deus olhou para o que estava fazendo e percebeu que tudo estava ficando bom. Deus ordenou que sobre a terra começasse a crescer capim, plantas com sementes e árvores com frutos. Deus olhou e viu que era bom.

No quarto dia da criação, Deus criou o sol para que aparecesse no céu durante o dia e aquecesse a terra; criou também a lua e as estrelas para que brilhassem, iluminasse e enfeitassem o céu durante a noite.

Ao quinto dia, Deus criou todos os animais que vivem na água como: peixes, baleias, tubarões, caranguejos, camarões, e etc. criou também os pássaros, com cores e cantos diferentes para alegrar a natureza. Deus viu que tudo o que havia no quinto dia era bom.

Ao sexto dia, Deus começou a criar os animais que vivem sobre a terra: os animais selvagens, os animais domésticos e os répteis. E tudo ficou bom. Mas ainda faltava o mais importante, o ser humano. Neste mesmo dia Deus criou o homem e a mulher e lhes disse que cuidassem bem da natureza, pois seria dela que eles tirariam seus alimentos.

Depois de terminar tudo, deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. Deus, certamente jamais faria coisas ruins para nós. Ele criou o universo com cuidado e não deixou faltar nada, porém, pediu que o homem preservasse tudo e não destruísse a natureza.

ATIVIDADE: A Bíblia nos ensina que Deus pensou em cada detalhe da criação para que todas as coisas criadas a serviço do homem. O planeta é nosso lar por isso devemos orar por ele e fazer a nossa parte. Ajude a cuidar bem do nosso planeta. Pintar um desenho relacionado ao tema.

ORAÇÃO: ore com as crianças agradecendo a Deus por ter criado um mundo especial onde podemos viver e abençoe a semana.


A criança de Jesus sabe que Deus é Criador - Lição 1


TEMA: A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE DEUS É CRIADOR 1

BASE BÍBLICA: professora, estude sobre o tema seguindo as passagens abaixo


Gênesis 1:1-31
Salmos 8:1-9
Salmos 24:1-2
Salmos 74:15-17
Salmos 89:11-12 
Salmos 95:4-6
Salmos 102:25
Salmos 104:24
Salmos 121:2
Provérbios 3:19-20 
Provérbios 26:10
Isaías 42:5
Isaías 45:18



OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
Entender que Deus é criador do mundo;
Reconhecer que foi criada para relacionar-se com Deus; 
Entender que a base para um viver feliz é a obediência a Deus.

RECURSOS: ponto de interrogação, cartaz com a pergunta: “QUEM É DEUS PARA VOCÊ?”, corações com características de Deus:
(Santo: Isaías 6:3; Poderoso: Jó 32:8; Fiel: 1 Coríntios 1:9; Criador: Gênesis 1:1; Bondoso: Salmo 145:7 e Amoroso: I João 4:8)

OBSERVAÇÃO: Você deverá preparar a sala antes das crianças subirem para que não vejam onde você escondeu os corações.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 1

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

CORINHO: Vamos ensinar um corinho novo. Repita além dele o corinho do mês passado (A bíblia é igual martelo) e mais um de acordo com o gosto das crianças.

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR

Este é o dia,
Este é o dia
Que fez o senhor
Que fez o senhor,
Vamos alegrar,
Vamos alegrar
E regozijar e regozijar.
Este é o dia que fez o senhor
Vamos alegrar e regozijar
Este é o dia
Este é o dia
Que fez o senhor!
BATE- PAPO: Mostre o ponto de interrogação confeccionado. Pergunte quem sabe o que é. Explique que este sinal representa uma pergunta escrita. Explique que vamos juntos responder a uma pergunta hoje. Mostre o cartaz da pergunta e leia dando entonação a ela: “QUEM É DEUS PARA VOCÊ?” Estimule as crianças a responder e anote na lousa as respostas coerentes. (SEMPRE USE LETRAS MAIÚSCULAS)
BRINCADEIRA: Esconda na sala os corações coloridos. Neles estão escritos atributos de Deus. Comente que cada um deu sua opinião sobre quem é Deus. Explique que a melhor forma de conhecermos melhor sobre quem é Deus é na Bíblia. Peça então que procurem pela sala corações coloridos. À medida que forem encontrando leia o versículo indicado explicando cada um dos atributos de Deus às crianças. Conclua a atividade dizendo que hoje vamos aprender sobre um dos atributos de Deus que o torna maior que qualquer outro ser: DEUS É CRIADOR DE TODAS AS COISAS!
VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Fixe o versículo para memorização no painel adequado e leia para as crianças explicando o significado das palavras mais difíceis. Leia depois cada palavra fazendo com que as crianças repitam.

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmo 102:25


ATIVIDADE: recorte várias figuras que representam coisas que Deus criou e coisas que foram criadas pelo homem. Com as crianças, separe os dois grupos de figuras e construa um painel com elas na sala.

ORAÇÃO: ore com as crianças agradecendo a Deus por ter criado um mundo especial onde podemos viver.

ORAÇÃO FINAL: abençoe a semana.


A criança de Jesus Ama a Bíblia - Lição 3

Tema: A criança de Jesus Ama a Bíblia

BASE BÍBLICA: Salmo 1:-1-3; Salmo 119:105; 
II Timóteo 1: 3-6; II Timóteo 3:16-17

OBJETIVOS: Após participar desta lição, 
a criança deverá ser capaz de:

  • Entender que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita para todos.
  • Saber que a Bíblia foi escrita para ensinar a todos como viver de modo a obedecer a Deus.
  • Respeitar e valorizar a Bíblia como Palavra de Deus.

Lição 3

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3

Oração inicial (espontânea)

Corinho: repita o corinho da aula anterior pois ele é referente ao tema mensal. Cante mais dois corinhos a escolha das crianças.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Como sou feliz por causa das tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro!”
Salmo 119:162

(Ele foi apresentado na primeira lição. Além de ler peça para as crianças repetirem imitando vozes, batendo palmas, etc. Reforce a interpretação do que foi escrito)

Teatro de Fantoche: O valor da Bíblia

Utilizando fantoches de palito representando cada uma das bíblias encene com a participação das crianças.

Depois disso trabalhe a compreensão e interpretação oral com elas, analisando mais profundamente o que cada uma dessas bíblias nos revela.

Se a sua bíblia falasse, o que ela diria?

Bíblia Triste:
Eu sou uma bíblia infeliz
Vivo triste em meu lar,
Meus donos vão para a igreja
E esquecem de me levar

Bíblia Rasgada:
Dentro de mim está escrito,
Que sou como uma espada
Mas minha dona permite
que sua filha me dê pancadas!

Bíblia Suja:
Eu sou a Bíblia suja
Meu dono me deixa na estante
Aberta no Salmos 91.
Pegando poeira constante!

Bíblia esquecida:
Eu sou a bíblia mais famosa,
Sei que de mim,
agora vão se lembrar.
Da Bíblia esquecida na igreja,
Após o culto terminar.

Bíblia Bonita:
Eu sou uma Bíblia feliz,
Sirvo sempre que sou desejada.
Meu dono me carrega com orgulho,
Pois dos crentes sou a espada.

Sugestão de comentários para atividade:

Professora faz as perguntas. Diante das respostas conduz o raciocínio das crianças conforme o exemplo que segue.

(Bíblia Triste)
Porque essa bíblia fica triste?
(Porque seus donos a deixam em casa quando vão para a igreja).
Porque eles a deixam em casa?
(Existem muitos crentes que tem vergonha de carregar a bíblia quando vão para a igreja. Não querem ser apontados na rua como crentes. Tem vergonha de servir a Deus)

(Bíblia Rasgada)
E esta bíblia, qual o problema com ela?
(Está rasgada!)
Está rasgada porque já foi muito usada? Está velha?
(Não! Ela é usada como brinquedo pelas crianças. Além rabiscarem ela, rasgaram sua capa e suas folhas)
E a bíblia é um brinquedo?
(Não)
Nem a bíblia infantil é brinquedo?
(Podemos aprender sobre a Bíblia de um jeito divertido, como fazemos aqui na escolinha, mas ela não é brinquedo. Não podemos rabiscar nem rasgar nem sujar. Ela é o livro mais especial que existe. Ela representa a palavra de Deus)

(Bíblia Suja)
Essa bíblia está suja por qual motivo?
(Pegou muita poeira por ficar aberta de enfeite na estante)
Mas ela não é um livro? Livros servem para ser lidos, não é?!
(Sim, mas o dono dessa bíblia a deixa aberta no salmo 91 como uma simpatia para se proteger)
Isso está certo?
(Não! Deixar a Bíblia aberta num salmo não dá proteção pra ninguém. Isso é pecado! Quem nos protege é Deus! Se não lermos a bíblia não aprendemos sobre Ele nem sobre seu poder, e por isso o diabo pode colocar problemas e enfermidades na nossa vida.)

(Bíblia esquecida)
A bíblia esquecida tem problemas de memória?
(Não, algumas pessoas saem do culto e deixam-nas sobre as cadeiras.)
Mas por quê? Não podem levar pra casa?
(Muitas pessoas saem do culto e vão para lugares onde não querem levar a bíblia, porque tem vergonha de assumir que são crentes. Outros só lêem a bíblia na igreja, não tem o hábito de ler ela em casa, por isso ela não tem importância pra eles.)

(Bíblia Bonita)
Essa é a única que sorri! Porque será?
(Porque ela é usada pelo seu dono)
E como ela a trata?
(Além de ler muito sua bíblia, o dono dela cuida dela com amor e a respeita, porque sabe que ela é a Palavra de Deus)
Ela diz que é a espada dos crentes. Ela é uma arma?
(A Palavra de Deus é uma arma sim, além de ser capaz de ir lá fundo do coração dos homens, ela põe o diabo para correr de nós quando a pronunciamos.)

Essa é uma sugestão. Conduza o diálogo e a interpretação conforme as respostas das crianças!

Oração: ore com as crianças em gratidão a Deus pela bíblia.

Atividade: Distribua papel e lápis ou giz e peça para as crianças fazerem um desenho que mostre o valor da Bíblia.

Oração Final: abençoando a semana.

A criança de Jesus ama a Bíblia - Lição 2

Tema: A criança de Jesus Ama a Bíblia

BASE BÍBLICA: Salmo 1:-1-3; Salmo 119:105; 
II Timóteo 1: 3-6; II Timóteo 3:16-17

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança 
deverá ser capaz de:
  • Entender que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita para todos.
  • Saber que a Bíblia foi escrita para ensinar a todos como viver de modo a obedecer a Deus.
  • Respeitar e valorizar a Bíblia como Palavra de Deus.

Lição 2

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2


Oração inicial (espontânea)


Corinho:
 repita o corinho da aula anterior pois ele é referente ao tema mensal. Cante mais dois corinhos a escolha das crianças.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Como sou feliz por causa das tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro!”
Salmo 119:162

Peça para as crianças repetirem lentamente, depois bem rápido. Muito alto e depois bem baixinho.

História Bíblica: O menino que amava a Palavra de Deus

RECURSOS: Figuras que ilustram a história de Timóteo; Bíblia
  
Com sua Bíblia em mãos diga que a história que você vai contar está registrada na Bíblia. Conforme vai contando, vá mostrando as figuras.
  
A bíblia nos conta a história de um menino que morava em uma cidade chamada Listra. Este menino chama-se Timóteo e morava junto com sua avó Loide e sua mãe Eunice. Foram elas que ajudaram Timóteo a crescer conhecendo a bíblia desde a infância.

Timóteo ainda era pequeno e talvez nem soubesse ler ainda, quando sua mãe e sua avó, começaram a lhe ensinar a Palavra de Deus, contando para ele as belas histórias que a bíblia nos conta. Assim, Timóteo crescia não só em tamanho, mas em conhecimento da Palavra de Deus. A cada dia aprendia algo novo.

No tempo de Timóteo a bíblia não era como este livro impresso que temos hoje. Eram rolos escritos à mão. Muitos e muitos homens trabalhavam diariamente copiando a bíblia. Estes homens eram chamados de copistas. Não era possível cada pessoa, como hoje, possuir um exemplar. Elas aprendiam o texto decorando.

Um dia, foi à cidade de Timóteo um missionário chamado Paulo, e com ele seu companheiro Barnabé. Mas as pessoas da cidade de Listra não queriam ouvir sobre Jesus, e os missionários tiveram que ir embora.

Cremos que foi nesta ocasião que Paulo falou a família de Timóteo sobre Jesus, o filho de Deus, o Salvador de todo aquele que nele crer. Timóteo, sua mãe sua avó creram no que Paulo dizia e tornaram-se seguidores de Jesus.

Timóteo continuou aprendendo de Jesus em seu lar. Anos mais tarde o missionário Paulo voltou à cidade e logo ouviu que Timóteo era um bom jovem, que conhecia e amava a Palavra de Deus. Paulo convidou Timóteo para viajar com ele e falar de Jesus a outras pessoas também.

Por certo que a mãe de Timóteo sentiria sua falta, mas estava feliz porque ele ia servir a Deus. Tudo que ela havia ensinado a Timóteo em seu lar, ele poderia contar aos outros agora, falando do amor de Deus, e ensinando a bíblia, assim como havia aprendido no seu lar.

Timóteo tornou-se missionário, pois aonde ia falava de Jesus. Também tornou-se pastor, pois cuidou da igreja que ficava na cidade de Éfeso. Ele falava de Jesus sempre que podia e procurou viver da maneira como aprendeu que a Bíblia ensina.

*ESTUDE BEM AS INFORMAÇÕES SOBRE TIMÓTEO E APENAS CONTE COM SUAS PALAVRAS. NÃO LEIA ESTE O TEXTO PARA AS CRIANÇAS.






Oração: ore com as crianças em gratidão a Deus pela bíblia.

Atividade: confeccionar um livrinho sobre a história de Timóteo usando miniaturas das figuras usadas na hora da contação da história.

Oração Final: abençoando a semana.

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?