Páginas

5 de agosto de 2014

DEUS ESTÁ EM TODO LUGAR - LIÇÃO 1

LIÇÃO 1 – DEUS ESTÁ EM TODO LUGAR

BASE BÍBLICA: Gn 28:10-17; Dt 4:39; 1 Rs 8:27; Sl 139:6-16; Pv 15:3, Jr 23:23-24; Mt 28: 10-17; At 17:28; Hb 13:5.

OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
·        Saber que o Deus Único e Verdadeiro está em todos os lugares, ou seja, ele é ONIPRESENTE, e que nós não podemos fazer nada escondido Dele.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, é fundamental que você tenha clareza quanto ao significado de ONIPRESENÇA, para traduzir na linguagem das crianças da melhor forma possível.

Onipresente: As Escrituras ensinam que Deus é uma Pessoa que está em toda parte, ou seja, Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo, não em todas as coisas.

RECURSOS: figuras de Jacó, anjos e escada

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 1:

ORAÇÃO INICIAL: Ore o Pai Nosso.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?”                                                                                
Salmo 139:7

EXPLICAÇÃO: O Deus Único e Verdadeiro é todo-poderoso, sabe todas as coisas e está em todo lugar. Você pode estar aqui na igreja e lá na sua casa ao mesmo tempo? Deus pode! Ele pode porque Ele é Onipresente, ou seja, está em todo lugar, e nós não podemos nos esconder de Deus.

HISTÓRIA: ESTUDE GÊNESIS 28: 10-22

Pergunte às crianças: quem gosta de ficar sozinho? Normalmente todos nós gostamos de ter alguém com quem conversar, brincar, passear, ou simplesmente ficar junto.

Hoje, vamos aprender sobre um rapaz que saiu de casa bem depressa para uma viagem. Era a primeira vez que ia fazer uma longa viagem, e o pior, sozinho. No tempo em que esse rapaz vivia não existiam motos, carros, ônibus e aviões, como temos hoje; as pessoas viajavam em jumentos e camelos, ou até mesmo a pé. 

Ele viajou por muitos e muitos dias, pois o lugar para onde ia era muito distante. Pelo caminho não havia lanchonetes, nem restaurantes, nem hotéis. Ele comia o que encontrava, dormia e descansava ao livre. Devia sentir-se muito ó, sem ter com quem conversar sobre o que estava acontecendo na viagem. Você já pensou viajar desse jeito? Sem a companhia, sem estradas asfaltadas, sem carro ou ônibus para chegar logo. Com certeza não iria gostar nem um pouco.

(Mostre a figura de Jacó dormindo) Hum... (fale bem baixinho) vamos falar baixo, pois ele está dormindo... viajando sozinho e a pé deve estar muito cansado!



O rapaz sobre quem estamos falando chama-se Jacó. Ele estava fugindo de casa, sabe porquê? Porque enganou o seu irmão e depois enganou e mentiu para o pai. Seu irmão ficou zangado e resolveu matá-lo, por isso Jacó teve de fugir para uma cidade chamada Padã-Arã, onde moravam os parentes de sua mãe. Enquanto viajava, sentiu-se cansado, pegou uma pedra daquele lugar como travesseiro, deitou e dormiu.

E você, esconde as coisas erradas que faz? Lembre-se: Deus está em todo lugar e vê tudo o que você faz.


Jacó teve um sonho diferente e especial para ele. Viu no sonho uma escada imensa que ia do lugar onde estava até o céu. Por essa escada, viu anjos (ajudantes de Deus) subindo e descendo as escadas. (Mostre a figura dos anjos nas escadas)


Junto de Jacó, ao pé da escada estava o Senhor Deus. Que coisa maravilhosa – Deus estava juntinho de Jacó, e não estava no alto da escada! Deus lhe disse que estaria com ele na viagem, o guardaria e o faria voltar para sua casa. 

Quando Jacó acordou não viu ninguém, mas tinha certeza de uma coisa – não estava sozinho. Deus, que está em todos os lugares, estava com ele, naquele lugar estranho e naquele momento triste.

Conclusão
Você também pode ser que Deus está em todo lugar. Ele nos acompanha em casa, na escola e na igreja, e nos vê até quando a mamãe, o papai e a professora não estão perto de nós. Por isso, você deve lembrar  que nada que faz está escondido de Deus e procurar sempre fazer tudo de acordo com Sua Palavra, para agradá-lo.

CORINHO: ESCONDE-ESCONDE (CRIANÇAS DIANTE DO TRONO)

 

Deus conhece o meu coração
Ele sabe tudo o que eu penso
Mesmo quando estou sozinho
Jesus está me vendo

Ele sabe onde ponho as mãos
Cada passo onde pisam os meus pés
Quando erro não me rejeita
Mas me oferece o perdão
Não dá pra brincar de esconde-esconde com Deus
Não dá pra viver longe do seu amor
Não importa aonde for ele olha pra mim
Com braços abertos quer me ver feliz

Não dá pra correr nem fugir do Senhor
Por todos os lados me cerca com amor
Seu poder é mais forte, vence todo o mal
Jesus é meu amigo sem igual




ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.


Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?