Páginas

9 de julho de 2014

DEUS TEM TODO PODER - LIÇÃO 4

DEUS TEM TODO PODER - LIÇÃO 4

BASE BÍBLICA: Êxodo 14; Salmos 62:11; Sofonias 3:17

OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que o Deus Único e Verdadeiro é TODO-PODEROSO (0nipotente), cuida do Seu povo, guarda e livra de todo mal.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, é fundamental que você tenha clareza quanto ao significado de ONIPOTÊNCIA, para traduzir na linguagem das crianças da melhor forma possível.

Onipotente: quer dizer: cujo poder não tem limites, ou seja, Todo-Poderoso.
Chamamos de onipotência o poder de Deus de executar Sua vontade. Deus é onipotente, contudo a Bíblia nos ensina que há coisas que Deus não pode fazer, por exemplo, Deus não pode mentir, pecar, nem negar a si mesmo. Veja os textos: Nm 23:19; I Sm 15: 29; II Tm 2:13; Hb 6: 18; Tg 1: 13, 17.
Pelo simples exercício de Sua vontade, Deus pode efetuar tudo quanto resolveu realizar e que, se quisesse, poderia fazer ainda mais. (Gn 18:14; Jr 32: 27; Zc 8:6; Mt 3:9, 26:53).
Consulte ainda: Gn 17:1; Êx 6:3; Jó 22:25; 32:8; 37:23; Mt 26:64; Ap 4:8; 11:17; 19:15; 21:22.

RECURSOS: cenas da história

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 4:

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Ó SENHOR Todo-Poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti!”
Salmos 84:12

EXPLICAÇÃO: Aqueles que confiam no Senhor Todo-Poderoso, sabem que Ele tem poder para realizar tudo aquilo que Ele mesmo deseja em nossa vida. Deus é amor e quer sempre o melhor para seus filhos. O que você acha que é melhor? A saúde, a alegria, as bênçãos, etc. Deus quer tudo isso e muito mais para aqueles que Nele confiam. E além de querer Ele pode fazer tudo isso se tornar realidade nas suas vidas.

HISTÓRIA: O MAR VERMELHO SE ABRE (ESTUDE ÊXODO 14)

Pergunte as crianças se elas sabem o que é um escravo. Permita que elas falem. Explique que o escravo é uma pessoa que trabalha muito, mas não ganha nenhum dinheiro, sofre e é maltratado.
Agora conte a história da escravidão de Israel, quando viviam no Egito.  
Há muitos anos, o povo de Deus era escravo dos egípcios. (mostre a primeira cena) eles tinham de trabalhar muito, eram maltratados e estavam sofrendo bastante. Por isso pediram a ajuda de Deus.
Deus chamou Moisés para tirar o povo da escravidão. Não foi nada fácil. (coloque a segunda cena). Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo sair. Então deus enviou dez pragas (castigos), e depois disso o rei deixou o povo sair.
E assim Moisés reuniu todo povo para saírem do Egito. Eles foram para o deserto e Deus mostrava o caminho que tinham que seguir por meio de uma coluna de nuvem que ia à frente deles durante o dia e à noite por uma coluna de fogo iluminava e os dirigia pelo caminho certo. Quando Faraó viu que seus escravos tinham ido embora, se arrependeu e foi com seu exército para busca-los. Quando o povo de Deus estava pertinho do mar Vermelho e viu o grande exército egípcio marchando contra ele, ficou com muito medo e começou a reclamar. E agora como escapar dessa? Moisés disse que não deveriam ficar com medo, pois Deus os amava, e sendo todo poderoso tinha a melhor solução. Como será que Deus os livraria?
Da mesma forma você não precisa ter medo do escuro ou de dormir sozinho em seu quarto. Lembre-se: Deus cuida de você, basta confiar Nele.
Deus disse para Moisés levantar a vara que estava em sua mão, em direção ao mar. Moisés fez do jeitinho que Deus havia mandado, e sabem o que aconteceu? (coloque a terceira cena)
O mar vermelho se dividiu e eles puderam passar no medo do mar sem se molharem. Que coisa maravilhosa! Mas o exército egípcio estava correndo atrás do povo de Deus e chegou a entrar no meio do mar, então Deus mandou que Moisés novamente levantasse sua mão em direção ao mar, e as águas fecharam. (coloque a quarta cena). E todo o exército egípcio, que estava perseguindo o povo de Deus, morreu afogado no Mar Vermelho.
Deus realmente é TODO-PODEROSO! Ele cuidou e livrou o Seu povo de morrer ou se tornar novamente escravo dos egípcios.
Moisés, os homens, as mulheres e as crianças ficaram tão contentes ao ver como Deus os livrou que até O louvaram com cânticos.
Você também deve louvar a Deus pelo cuidado que Ele tem como você e com uma família, protegendo-o do perigo e livrando-o do mal.
Deus pode fazer qualquer coisa, até controlar a natureza que Ele mesmo criou. Ele é TODO-PODEROSO, por isso você não precisa ter medo do escuro, de ficar sozinho no quarto. Ele cuida de nós e nos protege em todos os momentos da vida.

ORAÇÃO: Senhor obrigado cuidar de mim em todo tempo. Obrigado por ser meu protetor, em Nome de Jesus, amém.

CORINHO: MEU DEUS É TÃO GRANDE

        ATIVIDADE: VAMOS CONSTRUIR UMA MAQUETE. REPRODUZA OS PERSONAGENS, PEÇA PARA AS CRIANÇAS PINTAREM, RECORTE E COLE UM PALITO PARA QUE FIQUEM EM PÉ. USE UM ISOPOR COMO BASE E FAÇA O MAR VERMELHO ABERTO. COLOQUE OS FANTOCHES NO CENTRO.










ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.



Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?