Páginas

9 de julho de 2014

DEUS TEM TODO PODER - LIÇÃO 3

DEUS TEM TODO PODER - LIÇÃO 3

BASE BÍBLICA: Êxodo 14; Salmos 62:11; Sofonias 3:17

OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que o Deus Único e Verdadeiro é TODO-PODEROSO (0nipotente), cuida do Seu povo, guarda e livra de todo mal.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, é fundamental que você tenha clareza quanto ao significado de ONIPOTÊNCIA, para traduzir na linguagem das crianças da melhor forma possível.

Onipotente: quer dizer: cujo poder não tem limites, ou seja, Todo-Poderoso.
Chamamos de onipotência o poder de Deus de executar Sua vontade. Deus é onipotente, contudo a Bíblia nos ensina que há coisas que Deus não pode fazer, por exemplo, Deus não pode mentir, pecar, nem negar a si mesmo. Veja os textos: Nm 23:19; I Sm 15: 29; II Tm 2:13; Hb 6: 18; Tg 1: 13, 17.
Pelo simples exercício de Sua vontade, Deus pode efetuar tudo quanto resolveu realizar e que, se quisesse, poderia fazer ainda mais. (Gn 18:14; Jr 32: 27; Zc 8:6; Mt 3:9, 26:53).
Consulte ainda: Gn 17:1; Êx 6:3; Jó 22:25; 32:8; 37:23; Mt 26:64; Ap 4:8; 11:17; 19:15; 21:22.

RECURSOS: papel, giz, lápis de cor e lata do lixo.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 4:

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Ó SENHOR Todo-Poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti!”
Salmos 84:12

EXPLICAÇÃO: Aqueles que confiam no Senhor Todo-Poderoso, sabem que Ele tem poder para realizar tudo aquilo que Ele mesmo deseja em nossa vida. Deus é amor e quer sempre o melhor para seus filhos. O que você acha que é melhor? A saúde, a alegria, as bênçãos, etc. Deus quer tudo isso e muito mais para aqueles que Nele confiam. E além de querer Ele pode fazer tudo isso se tornar realidade nas suas vidas.

HISTÓRIA: Estude Números 13 e Números 14: 1-10

Você já precisou trabalhar em grupo? Fazer alguma tarefa junto com várias pessoas não é fácil, porque cada um tem uma opinião diferente, pensa de um jeito.
A Bíblia conta a história de 12 homens que receberam uma tarefa: espiar a terra de Canaã, a terra que Deus havia prometido ao seu povo. Dois deles conseguiram enxergar nela tudo o que Deus havia falado, os outros dez só enxergaram as dificuldades, pois eles não confiavam no poder de Deus.
Moisés guiou o povo para fora do Egito, quando Deus livrou seu povo da escravidão. Então Deus lhes falou sobre um lugar especial, que Ele mesmo havia preparado para os israelitas. A Terra Prometida, Canaã.
Quando estavam bem perto da terra, Deus ordenou a Moises que separasse 12 homens, um de cada tribo de Israel. Esses espias deveriam ir na frente do povo para contar-lhes sobre a terra e o povo que lá vivia.
A terra era linda! Viram muitas frutas em todas as árvores, havia casas construídas por todos os lados e muitas cabras nas montanhas. Tão logo voltaram, contaram para todos os israelitas s0bre a terra. Até mesmo mostraram a eles o fruto que trouxeram de lá, que de tão grande, foi carregado por dois homens!
Calebe e Josué ficaram cheios de confiança. Calebe até declarou: “Subamos e possuamos a terra, pois somos bem capazes de fazer, Deus é conosco!”
Os outros espias no entanto não estavam confiantes. Estavam cheios de medo e disseram: “não somos capazes de lutar contra este povo, pois são mais fortes do que nós... vimos gigantes, éramos como gafanhotos perto deles..”
Essa declaração encheu o coração do povo de medo. Eles choraram e desejaram ter morrido no Egito.
Josué e Calebe insistiram dizendo que a terra era muito boa, que se o Senhor se agradasse deles, Ele os levaria para a terra e a daria a eles como prometera. Pediram também ao povo que não fossem rebeldes e teimosos, duvidando do que Deus havia declarado e temendo o povo da terra de Canaã, pois o Deus Todo-Poderosos estava com eles!
Mas não adiantou. O povo não acreditou neles e queriam mata-los. Não acreditam nem mesmo em Deus, mesmo depois Dele ter aberto o Mar Vermelho diante dos seus olhos. Israel queria voltar ao Egito, achavam melhor voltar a ser escravos.
A falta de confiança em Deus fez com que eles caminhassem durante 40 anos no deserto, até que todos os que não creram em Deus morressem. Apenas Calebe e Josué entraram na terra de Canaã.

Nunca duvide do que Deus te prometeu. A bíblia nos conta várias promessas de Deus pra nós. Uma dela é de que Ele nunca nos abandonaria, Ele sempre está conosco. Se Deus está ao seu lado em todo tempo você não deve temer nada nem ninguém, Ele te defenderá sempre!

ORAÇÃO: Senhor obrigado cuidar de mim em todo tempo. Obrigado por ser meu protetor, em Nome de Jesus, amém.

CORINHO:
MEU DEUS É TÃO GRANDE
MEU DEUS É TÃO GRANDE, TÃO FORTE E PODEROSO,
IMPOSSÍVEL PRA ELE NÃO HÁ (2X)
 OS MONTES, OS MARES ESTRELAS NO CÉU,
TUDO FOI MEU DEUS QUEM CRIOU!
MEU DEUS É TÃO GRANDE, TÃO FORTE E PODEROSO,
IMPOSSÍVEL PRA ELE NÃO HÁ (3X)
OS MONTES, OS MARES ESTRELAS NO CÉU,
TUDO FOI O MEU DEUS QUEM CRIOU!
MEU DEUS É TÃO GRANDE, TÃO FORTE E PODEROSO,
IMPOSSÍVEL PRA ELE NÃO HÁ
IMPOSSÍVEL PRA ELE NÃO HÁ (3X)

        ATIVIDADE: peça que cada criança desenhe numa folha de papel branco algo que tenha medo. Mostre para a todos e comente.  Enfatize que Deus é todo-poderoso para nos livrar de qualquer perigo por isso não devemos ter medo. Ore entregando os medos para Deus e cada criança deverá jogar fora o seu desenho, mostrando, num ato simbólico, que entregaram a Deus o seus medos.

ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.








Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?