Páginas

26 de junho de 2014

DEUS É ÚNICO - LIÇÃO 3

LIÇÃO 3 

BASE BÍBLICA: 1 Reis 18-39; Êxodo 20:3-5; Deuteronômio 6:4; Salmos 90:2; Salmos 115:4-7; Isaías 44:6; Mateus 6:24; 1 Timóteo 2:5.
OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender a concepção do único Deus verdadeiro e a crer Nele.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, para ensinar sobre a Trindade você precisa estar segura a respeito do que a Bíblia diz. Estude sobre o tema.

Trindade: “É a união de três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade. As três são distintas, iguais e, por consequência, coeternos e cosubstanciais em uma só e individual natureza. Cada uma dessas pessoas é Deus e, no entanto só há um Deus” (conforme Pequena Enciclopédia Bíblica do Boyer). As três Pessoas são únicas, mas com funções diferentes: o Pai planejou; o Filho executou e o Espírito aplica.
Textos onde aparece a doutrina da Trindade: Gênesis 1:26; Mateus 28:19;
1 Coríntios 12:4-6; 2 Coríntios 13:13; Efésios 2:18; Efésios 3:14-17; Efésios 4:4-6; 2 Tessalonicenses 2:13-17; 1 João 3:23-24; Apocalipse 1:4-6

RECURSOS: Bíblia; PAINEL COM O TEXTO DE ÊXODO; FIGURAS DE ÍDOLOS

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3:

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“O SENHOR, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus.”
Isaías 44:6

EXPLICAÇÃO: Este versículo diz que não há outro deus além do Nosso Deus. Ele é o único Deus. Quem sabe o que quer dizer ÚNICO? Quer dizer que não existe outro igual a Ele. Este mês vamos aprender sobre o Deus único e verdadeiro. As pessoas no mundo adoram várias coisas que chamam de deus: animais, astros, pessoas, anjos, duendes e fadas. Mas todos eles não passam de ídolos. Quem recebeu Jesus como Salvador adora o Deus Único e Verdadeiro!

BATE-PAPO: Mostre sua Bíblia e diga que o texto do painel está escrito ali:

Êxodo 20:1-6

Deus falou, e foi isto o que ele disse:
— Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.
— Não adore outros deuses; adore somente a mim.
— Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.
Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.

Leve as crianças a meditarem sobre alguns pontos chaves do texto:

“NÃO ADORE OUTROS DEUSES”
– Quem são os outros deuses?
R: Qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Algumas pessoas que adoram o dinheiro, a fama, os amigos, a família. Outras pessoas adoram anjos, animais e até demônios.

“NÃO FAÇA IMAGENS DE NENHUMA COISA”
_ Alguém sabe dizer o que são imagens?
R: As imagens são como estátuas que representam falsos deuses. A Bíblia os chama de ídolos. Na igreja católica, por exemplo, existem imagens de pessoas que já morreram e que eles acreditam que por ter sido muito boas se tornaram santos. Essas pessoas não fazem orações a Deus, mas para esses santos, que nada podem fazer por eles.

“NÃO FAÇA IMAGENS DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, OU AQUI EMBAIXO NA TERRA, OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA.”
_ O que há lá em cima do céu?
R: As estrelas, os planetas e a morada de Deus, onde os anjos o servem. Deus não se agrada quando fazemos imagens dos anjos por exemplo, nem quando pedimos proteção ao anjo da guarda. Deus é o Senhor, é a Ele que devemos orar. Os anjos são somente servos de Deus.
Existem pessoas que acreditam que os planetas e as estrelas tem poder sobre nossas vidas e por adoram o Sol, a Lua, etc. Isso também não agrada a Deus.
No Egito, na Índia, no Japão e na China, existem religiões que adoram animais. O gato, o macaco, o elefante, o boi, são exemplos. Lá é proibido até mesmo matar esses animais sagrados. Mas isso também é pecado. Os animais são criaturas de Deus, e não devem ser adorados, sejam eles aves, peixes ou animais terrestres.

“NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE”.
_ O que isso quer dizer?
R: Quando nos ajoelhamos estamos demostrando que servimos a alguém. Se nos ajoelhamos diante de Deus para orar estamos declarando que Ele é nosso Senhor. Quem se ajoelha diante de uma imagem de um santo está declarando que o santo é seu Senhor. Isso também não agrada a Deus!
Deus não permitiu que fosse feito nem mesmo imagens de Jesus. Os desenhos que vemos representando Jesus não estão baseados em como Ele era de verdade. Nem mesmo o crucifixo com Jesus pregado nele deve ser usado por nós. A fé é certeza do que se espera sem se ver. Se precisarmos de uma estátua para acreditar em Deus então não temos fé de verdade.

Oração: Senhor eu creio em Ti mesmo sem te ver. Obrigado por cuidar de mim e me amar. Em Nome de Jesus, Amém!

CORINHO: O CREDO DA CRIANÇA

ATIVIDADE: Mostre as figuras dos ídolos às crianças e monte o painel junto ao texto do Êxodo.

ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.




Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?