Páginas

26 de junho de 2014

DEUS CRIOU TUDO - LIÇÃO 2

LIÇÃO 2 

BASE BÍBLICA: Gênesis 1; Gênesis 2: 1-8; Gênesis 8:22; Jó 33:4; Salmos 33:6-9; Salmos 100:3; Salmos 139:13-16; Provérbios 20:12-27; Jeremias 32:17; João 1:3; Apocalipse 4:11
OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que Deus é o Criador de todas as coisas, e que nos fez com mente, vontade, emoções, espírito e corpo para agradá-Lo e cuidar das coisas que Ele criou.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, faça algumas pesquisas a respeito da Teoria da Evolução e a Teoria do Big-Bang para poder sanar alguma curiosidade das crianças. Procure não se aprofundar muito nas explicações científicas para não gerar conflitos na mente das crianças.

Criação: ação de tirar do nada.
A Bíblia nos ensina que Deus fez todas as coisas – Ele é o grande CRIADOR. A palavra Criar emprega-se três vezes no primeiro capítulo de Gênesis:
1.   Quanto à origem da matéria: Gênesis 1:1 > “No começo Deus criou os céus e a terra.”;
2.   Acerca do começo da vida: Gênesis 1: 21 > “E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.”;
3.   Sobre o início da alma do homem: Gênesis 1:27 > “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher”.

Na escola, ensinam para as crianças sobre a Teoria da Evolução, sobre o Big-Bang (Grande Explosão), porque não aceitam a criação como obra de Deus, nem creem na Sua Palavra. Aproveite esta lição para ensinar e enfatizar a verdade maravilhosa de que todas as coisas foram criadas por Deus, pela Sua Palavra.

RECURSOS: Bíblia; “Dias da Criação”

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2:

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.”
Salmos 95:6

EXPLICAÇÃO: Este versículo é um convite. Nele somos convidados a adorar a Deus, o nosso Senhor e Criador. Vocês sabem o que a atitude de se ajoelhar quer dizer? Ela representa respeito, adoração. Como filhos de Deus só devemos nos ajoelhar e adorar diante Dele, que é o nosso Criador e Senhor!

HISTÓRIA: Professora, estude o texto de Gênesis 1. Usando os “Dias da Criação” conte como tudo aconteceu para as crianças.

Deus fez o dia para a gente trabalhar, estudar e brincar, e a noite para dormir e descansar. (Mostre o CD 1).
Tudo estava cheio de água. Deus separou as águas: em cima, o céu, embaixo, o mar. (Mostre o CD 2).
Então Deus juntou as águas em rios, mares, lagos e separou-os da terra seca. Criou sementes que produzem plantas para (Mostre o CD 3) embelezar o mundo, como a grama, as flores, as árvores, os arbustos, as frutas, os legumes, os vegetais. Umas crescem para cima como os tomates, as vagens, o milho, as ervilhas. Outras crescem para baixo, sob a terra, como a beterraba, a cenoura, o rabanete, a batata; outras ainda cresceram para os lados como as abóboras, as melancias, as trepadeiras, as heras. As plantas crescem em várias direções.
Deus fez também o sol, a lua e as estrelas para marcar os dias, estações e anos. (Mostre o CD 4).
Fez os peixes (Mostre o CD 5), os peixinhos dourados, os lambaris, as baleias, os golfinhos, as arraias, os tubarões. E fez também todas as aves: o beija-flor, o tico-tico, o tucano, o tuiuiú, o papagaio, o canário para voarem sobre a terra. Algumas foram para planície como a galinha, o avestruz, o pato, o pavão. Outras voaram para as altas montanhas, como a águia e o condor. E outras foram voar sobre as águas, como a gaivota e o pelicano.
Deus fez animais (Mostre o CD 6) pequeninos como o coelho, o rato; fez o cachorro, o gato, a ovelha; e os grandes, como a girafa e o hipopótamo. Criou os animais do campo, como bois, vacas, cabras, bodes e carneiros. Animais da floresta, como leões, elefantes e zebras. Outros que vivem na água, como o jacaré, a tartaruga. E outros que sobem ou vivem em árvores, como os macacos, os esquilos. Deus viu que tudo era bom, mas quem iria cuidar de tudo?
Então, no mesmo dia, Deus fez o homem de forma diferente de tudo o que já havia criado, para ser seu amigo, e chamou-o de Adão.
Adão devia cuidar de tudo: da terra, da água, das plantas, dos animais, das aves. Deus fez também a mulher para ser companheira de Adão. O nome dela era Eva.
Depois de ter criado tudo, Deus descansou. (Mostre o CD 7).
É maravilhoso ter amizade com o Criador de todas as coisas! Tudo o que Deus criou é bom! Devemos cuidar da criação de Deus!

ATIVIDADE: Discuta com as crianças atitudes que devemos ter para cuidar da criação de Deus.  A reciclagem é uma dessas maneiras (como os CDs que foram usados na lição de hoje). Usando casquinhas de lápis (é só apontar alguns) ajude as crianças a compor uma ilustração da criação de Deus.

Oração: Senhor, obrigado por tudo o que o Senhor criou: a luz, a água, a terra, o sol, as plantas, os animais e toda a natureza tão linda. Obrigado também pela humanidade, minha família, meus amiguinhos e os irmãos da igreja. Meu Criador, me ensine a cuidar de tudo isso e fazer sempre o melhor por Ti e por sua criação. Em Nome de Jesus, Amém!

CORINHO: O CREDO DA CRIANÇA (coloque o CD no rádio)

ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.














Adicionar legenda







2 comentários:

CANTINHO DAS HISTORIAS BIBLICAS disse...

parabéns! muito criativo!
bjs

Lívia Maria disse...

Obrigado, estou seguindo seu Blog. Deus a abençoe!

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?