Páginas

26 de junho de 2014

DEUS CRIOU TUDO - LIÇÃO 1

LIÇÃO 1 

BASE BÍBLICA: Gênesis 1; Gênesis 2: 1-8; Gênesis 8:22; Jó 33:4; Salmos 33:6-9; Salmos 100:3; Salmos 139:13-16; Provérbios 20:12-27; Jeremias 32:17; João 1:3; Apocalipse 4:11
OBJETIVO: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que Deus é o Criador de todas as coisas, e que nos fez com mente, vontade, emoções, espírito e corpo para agradá-Lo e cuidar das coisas que Ele criou.

CONHECENDO MELHOR O ASSUNTO: Professora, faça algumas pesquisas a respeito da Teoria da Evolução e a Teoria do Big-Bang para poder sanar alguma curiosidade das crianças. Procure não se aprofundar muito nas explicações científicas para não gerar conflitos na mente das crianças.

Criação: ação de tirar do nada.
A Bíblia nos ensina que Deus fez todas as coisas – Ele é o grande CRIADOR. A palavra Criar emprega-se três vezes no primeiro capítulo de Gênesis:
1.   Quanto à origem da matéria: Gênesis 1:1 > “No começo Deus criou os céus e a terra.”;
2.   Acerca do começo da vida: Gênesis 1: 21 > “E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.”;
3.   Sobre o início da alma do homem: Gênesis 1:27 > “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher”.

Na escola, ensinam para as crianças sobre a Teoria da Evolução, sobre o Big-Bang (Grande Explosão), porque não aceitam a criação como obra de Deus, nem creem na Sua Palavra. Aproveite esta lição para ensinar e enfatizar a verdade maravilhosa de que todas as coisas foram criadas por Deus, pela Sua Palavra.

RECURSOS: folhas de sulfite, lápis de cor, giz de cera.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 1:

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.”
Salmos 95:6

EXPLICAÇÃO: Este versículo é um convite. Nele somos convidados a adorar a Deus, o nosso Senhor e Criador. Vocês sabem o que a atitude de se ajoelhar quer dizer? Ela representa respeito, adoração. Como filhos de Deus só devemos nos ajoelhar e adorar diante Dele, que é o nosso Criador e Senhor!

ATIVIDADE: Distribua o material para as crianças e faça a seguinte proposta: Desenhe nesta folha tudo aquilo que você vê quando vai da sua casa para escola. O que você encontra pelo caminho?
As crianças menores talvez precisem de alguma ajuda. Dê um tempo para realizem a tarefa. Você e seu apoio podem fazer um desenho também. Caso os desenhos não sejam muito fáceis de se identificar, pergunte a criança o que é escreva em cima. Faça exposição de cada desenho.
Junto com as crianças analise cada obra, e permita que cada criança relate aquilo que vê.
Agora na lousa, faça duas colunas. Numa delas escreva: “coisas que Deus fez”, e na outra “coisas que o homem faz com aquilo que Deus fez”. De acordo com o que apareceu nos desenhos das crianças faça duas listas.

BATE-PAPO: agora converse com as crianças:

Quando passeamos, vamos a escola ou viajamos, vemos flores, árvores, animais, montanhas, pessoas. Vivemos num mundo muito grande, com coisas diferentes para conhecermos. Você já se perguntou como o mundo foi feito?
A Bíblia diz que Deus fez todas as coisas.
Você já reparou que as aves, os peixes e outros animais são diferentes de nós?
Um gato pode falar conosco? O que ele “diz” além de miau? Um joão-de-barro sabe construir sua casinha de maneira diferente? O que a aranha sabe fazer além da sua teia? Os animais fazem as coisas sempre do mesmo jeito.
As pessoas fazem coisas, mas de maneiras diferentes, porque Deus nos fez inteligentes; Ele nos fez à Sua imagem e semelhança. Mesmo sendo semelhantes a Deus e tendo recebido Dele inteligência para criarmos muitas coisas a partir daquilo que Deus criou, somos limitados, não temos o mesmo poder que Deus tem.
Podemos moldar o barro e coloca-lo no forno. Assim fazemos tijolos para construirmos casas, prédios, escolas e igrejas, mas não temos a receita de como se faz o barro.
Podemos fazer uma deliciosa omelete com os ovos da galinha, mas não podemos criar a galinha, nem o ovo!
O homem pode transformar a natureza que Deus criou para fazer outras coisas, mas Deus é o Criador de tudo!
Procure agradar a Deus sempre fazendo coisas boas e cuidando da Sua criação!

Oração: Senhor, obrigado por tudo o que o Senhor criou: a luz, a água, a terra, o sol, as plantas, os animais e toda a natureza tão linda. Obrigado também pela humanidade, minha família, meus amiguinhos e os irmãos da igreja. Meu Criador, me ensine a cuidar de tudo isso e fazer sempre o melhor por Ti e por sua criação. Em Nome de Jesus, Amém!

CORINHO: O CREDO DA CRIANÇA (coloque o CD no rádio)

ORAÇÃO: AGRADEÇA PELA VIDA DE CADA CRIANÇA, ORE PELA IGREJA PERSEGUIDA, ABENÇOE A SEMANA.

DISTRIBUA DOCES.






Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?