Páginas

20 de janeiro de 2014

A criança de Jesus vive como Ele ensinou - Lição 3

A CRIANÇA DE JESUS VIVE COMO ELE ENSINOU

LIÇÃO 3

BASE BÍBLICA: Romanos 8:9; Efésios 5:1; Colossenses 3:12-17; Filipenses 2:5;

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que em seu dia-a-dia deve ter atitudes que a faça semelhante a Jesus.

RECURSOS: GRAVURA DO HOMEM SÁBIO E DO INSENSATO, JOGO DE PEÇAS DE MADEIRA “O ENGENHEIRO”

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3:

ORAÇÃO INICIAL: ORAÇÃO VOLUNTÁRIA

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“VOCÊS SÃO FILHOS QUERIDOS DE DEUS E POR ISSO DEVEM SER COMO ELE.”
EFÉSIOS 5.1

EXPLICAÇÃO: LEIA O VERSÍCULO DO MÊS. PEÇA PARA AS CRIANÇAS REPETIREM. PERGUNTE COMO SEREMOS PARECIDOS COM DEUS? PROVAVELMENTE ELAS FARÃO REFERÊNCIA À APARENCIA FÍSICA. EXPLIQUE QUE A BÍBLIA FALA SOBRE NOSSA SEMELHANÇA À ESSÊNCIA DE DEUS, OU SEJA, ATRAVÉS DAQUILO QUE SOMOS POR DENTRO, NOSSO JEITO DE PENSAR, SER, SENTIR E VIVER.

HISTÓRIA: ESTUDE A PARÁBOLA DO HOMEM SÁBIO QUE ESTÁ EM MATEUS 7: 24-27

Combine com as crianças para que auxiliem na história. Ao ouvirem a palavra CASA, deverão fazer o gesto “/\” com as mãos; quando ouvirem a palavra ROCHA, levantarão o braço direito, mostrando os músculos; quando ouvirem CHUVA, deverão dizer bem alto “chuá”; quando ouvirem VENTOS, deverão assoprar.

Escolha uma das figuras para ser o homem sábio, e o outro será o insensato.

AGORA CONTE A HISTÓRIA: Não esqueça que as crianças devem fazer os gestos...

(Mostre a figura do homem sábio)

Este aqui é o homem sábio. Ele pensa antes de agir. Jesus o comparou a uma CASA. Todos sabem qual o primeiro passo para construir uma CASA? (aguarde as respostas) Primeiro é preciso cavar bem fundo para fazer a base da casa, que é o alicerce. (use alguns blocos para fazer o alicerce da casa) o alicerce deve ser feito com pedras que vão suportar todos os outros tijolos que farão as paredes da CASA. Assim quando a tempestade vier a CASA continua firme e dá proteção ao morador. Foi o que o homem sábio fez. Ele construiu sua casa sobre a ROCHA. Jesus aprovou sua atitude.

(termine a edificação da casa)

Quando a CHUVA caiu, o rio transbordou! Os VENTOS sopraram mas a CASA não caiu! Porque não caiu? Porque foi construída em um lugar seguro, na ROCHA!

(mostre a figura do insensato)

Este homem aqui não teve a mesma sorte do outro. Sabe por quê? Porque ele é um homem insensato, ele não pensa antes de agir, faz tudo o que vem na cabeça e não gosta de obedecer a ninguém, nem mesmo a Deus! Ele quer sempre se dar bem, mas acaba sempre se dando mal. Jesus também o comparou a uma CASA, mas esta foi construída sobre a areia!
Este homem queria que a casa ficasse pronta bem rapidinho e não se preocupou em preparar um alicerce seguro, mesmo sabendo que esse era o jeito certo de se fazer! Ele não queria ter trabalho, por isso fez do seu jeito!

(faça uma casa sem alicerce e bem rápida, sem muito capricho)

Caiu a CHUVA e o rio transbordou! Sopraram os VENTOS e CASA caiu! (derrube a casa). Isso aconteceu porque esta CASA não tinha um alicerce seguro. Ela foi construída direto e na areia e não na ROCHA!

Jesus nos ensinou através desta história que ele é o nosso alicerce, a nossa ROCHA. É importante obedecermos aos seus ensino, pois fazendo isso, estaremos seguros em seu amor. As coisas ruins que acontecerem na nossa  vida não conseguiram nos derrubar se estiver firmes nessa ROCHA. E assim como as tempestades são passageiras, estes momentos difíceis também passarão e poderemos então nos alegrar porque Jesus nos protegeu!

PEÇA PARA AS CRIANÇAS REPETIREM MATEUS 7:24

QUEM OUVE ESSES MEUS ENSINAMENTOS E VIVE DE ACORDO COM ELES É COMO UM HOMEM SÁBIO QUE CONSTRUIU A SUA CASA NA ROCHA.”

ORAÇÃO:Senhor, quero ouvir os teus ensinamentos e viver de acordo com eles, pois sei que assim estarei seguro! Em o Nome de Jesus, Amém!

CORINHO:        O CORAÇÃO DO MENINO E DA MENINA

O CORAÇÃO DO MENINO E DA MENINA
QUE TEM JESUS É DIFERENTE (2X)
NÃO É TRISTE, E NEM ZANGADO
ABORRECIDO, NEM ASSUSTADO.
MAS É FELIZ E SORRIDENTE (2X)


ATIVIDADE: distribua os desenhos para serem coloridos. Se não houver tempo deixe que as crianças levem para casa.

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?