Páginas

14 de janeiro de 2014

A criança de Jesus valoriza o batismo - Lição 3

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS VALORIZA O BATISMO
LIÇÃO 3

BASE BÍBLICA: Mateus 3: 13-17; Mateus 10: 32-33; Mateus 28:19-20; Lucas 3:21-23a;  Marcos 1:9-11; Marcos 16:16;  Atos 2: 38; Atos 22: 16

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:


  • Aprender que o batismo é a declaração pública de que recebemos Jesus como Salvador;
  • Aprender que o batismo é uma das ordenanças deixadas a Igreja;
  • Entender que toda pessoa que crê em Jesus deve seguir seu exemplo e ser batizada;
  • Entender porque as crianças não são batizadas;
  • Compreender que o batismo é o meio pelo qual uma pessoa passa a ser membro do corpo de Cristo.

RECURSOS: Alfabeto Magnético, Cartazes com versículos, Coração Sujo, Atividade impressa, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, palito de sorvete.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3

ORAÇÃO INICIAL: Orem juntas o “Pai Nosso”.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua bíblia para as crianças e diga que o versículo desse mês está escrito em Mateus 28:19-20.

Leia uma vez texto inteiro. Depois peça que as crianças repitam o que você diz.

“VÃO A TODOS OS POVOS DO MUNDO E FAÇAM COM QUE SEJAM MEUS SEGUIDORES, BATIZANDO ESSES SEGUIDORES EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO ORDENADO A VOCÊS.”

MATEUS 28:19-20

EXPLICAÇÃO:  diga às crianças que este texto mostra uma ordem dada por Jesus aos discípulos e a nós, que fazemos parte da Igreja. Jesus nos mandou levar a sua palavra a todos os povos do mundo, para que eles se tornem seus seguidores. E quando alguém se torna seguidor de Jesus, esta pessoa deve ser batizada, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E além de cumprir essa ordem, cada seguidor de Jesus deve ensinar os outros que é preciso obedecer a tudo o que Jesus nos ensinou.

BATE- PAPO: Faça uma pequena revisão para avaliar o que as crianças já aprenderam sobre batismo. Para isso, estude a passagem de Mateus 3:13-17. Você deve saber responder cada uma das perguntas para auxiliar as crianças.


  1. SOBRE O QUE ESTAMOS APRENDENDO ESTE MÊS? ALGUÉM SE LEMBRA?
  2. QUEM SE LEMBRA COMO FOI O BATISMO DE JESUS?
  3. QUEM O BATIZOU?
  4. ONDE ELE FOI BATIZADO?
  5. JESUS ERA CRIANÇA QUANDO FOI BATIZADO?
  6. O QUE DEUS DISSE ASSIM QUE JESUS SAIU DA ÁGUA?

Incentive a participação delas e valorize os acertos.
Agora diga às crianças que vamos continuar falando sobre o BATISMO.
Com a ajuda do alfabeto magnético, escreva no quadro de aço a palavra BATIZAR.
Pergunte se alguém sabe dizer o que quer dizer essa palavra.
Explique que BATIZAR é o mesmo que MERGULHAR.
É por isso que quando uma pessoa é batizada, o pastor a mergulha na água, ela tem ficar inteira debaixo da água.

Mas vocês porque devemos fazer isso? Primeiro, porque Jesus ordenou que seus seguidores fossem batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Segundo, porque o batismo representa algo que acontece dentro do coração daqueles que receberam Jesus como Salvador de sua vida.

Agora, mostre o cartaz com o versículo de Isaías 1:16-17 a




Deus não gosta de pecado. O pecado deixa nosso coração sujinho, e precisamos nos lavar para poder se aproximar de Deus. (MOSTRE O CORAÇÃO SUJO)

Mas que tipo de sabão tira mancha de pecado? Sabão de coco? Sabão em pó? Pecado só pode ser limpo com o sangue de Jesus. (Mostre o cartaz com o versículo de 1 João 1:7)



Hum, e a gente compra esse sabão em que mercado? Tem sabão de sangue de Jesus pra vender? Essa limpeza acontece no coração de quem acredita quem tem fé em Jesus.

Quando somos mergulhados na água do batismo, declaramos para todas as pessoas: EU FUI LIMPO DO MEU PECADO, AGORA SOU DE JESUS.

A água não pode lavar a sujeira do nosso coração.  Se fosse assim, cada vez que tomássemos banho ficaríamos limpos do pecado. A água ajuda na limpeza de roupas, utensílios, e até pra tomarmos banho. A água do batismo simboliza que o nosso coração foi lavado, não por ela, mas pelo sangue de Jesus.

ORAÇÃO: “Senhor, me ensina a ser obediente como foi Jesus. Quando chegar a hora, quero mostrar a todos que eu tenho o coração limpo pelo sangue de Jesus, passando pelo batismo nas águas. Me ajuda a ter fé. Em nome de Jesus, amém.”

ATIVIDADE: MONTAR A CENA DO BATISMO COM AS CRIANÇAS.



CORINHO: 

MEU BARQUINHO

MEU BARCO É PEQUENO É GRANDE E O MAR,
JESUS SEGURA MINHA MÃO
ELE É MEU PILOTO E TUDO VAI BEM
NA VIAGEM PRA JERUSALÉM!

MEU BARCO SEM CRISTO AO CÉU NÃO IRÁ
NAS ÁGUAS SE AFUNDARÁ
MAS QUANDO JESUS O MEU BARCO GUIAR
O CÉU PODEREI ALCANÇAR!

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Um comentário:

Lady da Paz disse...

Bom dia Livia..

Amiga estou com um pequena problema no meu blog pois eu fui acertar o endereço dele e assim perdi todos meus seguidores ,o gadget de seguidor sumiu e não consigo coloca-lo novamente,já pedi ajuda ao Google e estou aguardando,conto com sua colaboração para continuar visitando e comentando no meu blog.o link do blog ficou assim agora http://reginaladydepaz.blogspot.com.br/ a mudança foi na letra y que mudei coloquei depois da letra d( que é o correto) e por isso aconteceu todo este transtorno .PEÇO DESCULPA.
Deixo aqui meu carinho e paz.
http://reginaladydepaz.blogspot.com.br/

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?