Páginas

15 de janeiro de 2014

A criança de Jesus valoriza o batismo - Lição 4

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS VALORIZA O BATISMO
LIÇÃO 4

BASE BÍBLICA: Mateus 3: 13-17; Mateus 10: 32-33; Mateus 28:19-20; Lucas 3:21-23a;  Marcos 1:9-11; Marcos 16:16;  Atos 2: 38; Atos 22: 16

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  •  Aprender que o batismo é a declaração pública de que recebemos Jesus como Salvador;
  • Aprender que o batismo é uma das ordenanças deixadas a Igreja;
  • Entender que toda pessoa que crê em Jesus deve seguir seu exemplo e ser batizada;
  • Entender porque as crianças não são batizadas;
  • Compreender que o batismo é o meio pelo qual uma pessoa passa a ser membro do corpo de Cristo.


RECURSOS: Certificado de Batismo da Igreja, Certificado de Batismo da Professora, Fotos do Batismo da Professora, lápis de cor, giz de cera, cola e Glitter.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 4

ORAÇÃO INICIAL: Oração voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua bíblia para as crianças e diga que o versículo desse mês está escrito em Mateus 28:19-20.

Leia uma vez texto inteiro. Depois peça que as crianças repitam o que você diz.

“VÃO A TODOS OS POVOS DO MUNDO E FAÇAM COM QUE SEJAM MEUS SEGUIDORES, BATIZANDO ESSES SEGUIDORES EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO ORDENADO A VOCÊS.”

MATEUS 28:19-20

EXPLICAÇÃO:  diga às crianças que este texto mostra uma ordem dada por Jesus aos discípulos e a nós, que fazemos parte da Igreja. Jesus nos mandou levar a sua palavra a todos os povos do mundo, para que eles se tornem seus seguidores. E quando alguém se torna seguidor de Jesus, esta pessoa deve ser batizada, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E além de cumprir essa ordem, cada seguidor de Jesus deve ensinar os outros que é preciso obedecer a tudo o que Jesus nos ensinou.

BATE- PAPO: Mostre as crianças o certificado de batismo da igreja (modelo) e pergunte se elas sabem o que é isso. Explique que é um documento que comprova que a pessoa foi batizada naquela igreja, no dia tal, e é assinado pelos pastores líderes da igreja.  Apresente o seu certificado de batismo e compartilhe com as crianças porque você decidiu batizar-se, como foi o dia do batismo e o que representou o batismo para você. Em seguida, conte a história.
Sabem por que eu decidi me batizar? Porque eu queria fazer o mesmo que Jesus fez. Vocês sabiam que Jesus se batizou?
A Bíblia conta como tudo aconteceu. Jesus não se batizou num batistério (explique o que é batistério), nem na piscina como nós. Jesus se batizou num rio, chamado Jordão. Era no rio Jordão que João, o pregador, fazia batismos. Jesus foi até o rio Jordão para ser batizado por João.
Quando Jesus estava chegando ao rio Jordão, ele viu João. João era um pregador bem diferente do pastor daqui da igreja. Suas roupas eram feitas de pêlos de camelo, amarradas com um cinto de couro. Sua comida era mel e gafanhotos. Ele fazia suas pregações no deserto e as pessoas de todos os lugares por perto iam atrás de João para ouvir o que ele dizia.
Jesus viu João perto do rio. Ele estava batizando as pessoas que confessavam seus pecados. Jesus ouviu João dizer:
"Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados. Mas virá alguém mais importante do que eu, e não mereço nem a honra de abaixar e desamarrar as sandálias dele. E, vocês serão batizados por ele com o Espírito Santo."
Foi então que João viu Jesus que vinha em sua direção. Imaginem a emoção de João ao ver Jesus, o Filho de Deus a quem ele tanto falava. Ele disse para todos ouvirem: "Olhem, aí está o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é quem eu tinha falado para vocês: o homem muito mais importante do que eu."
Jesus falou para João que era para ele batizá-lo. Jesus não tinha pecados, Jesus nunca pecou. Mas ele precisava ser batizado para que os cristãos pudessem fazer o mesmo que ele fez. Fazendo assim, ele também estaria fazendo a vontade de Deus. João concordou em batizar Jesus.
Logo que Jesus foi batizado, o céu se abriu, e o Espírito de Deus desceu como uma pomba e pousou sobre ele. E, do céu veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
Assim como Jesus se batizou, todo aquele que nele crê e decide ser seu discípulo, também deve ser batizado. Os cristãos devem se batizar, quando puderem entender o que é batismo e o que significa ser cristão. O batismo não serve para perdoar pecados, nem para mostrar quem é mais importante ou quem não é por ser batizado. Batismo é coisa séria. Significa uma decisão por Jesus que dura a vida inteira. Quando uma pessoa se batiza, ela está dizendo para outras pessoas que, em qualquer situação, ela vai, ser cristã, ou seja, vai fazer o que Deus quer. Quando Jesus se batizou, ele estava querendo dizer diante de todo mundo que faria a vontade de Deus para sempre. Jesus fez muitas coisas para Deus! E, Deus ficou muito contente com Jesus.
Você que já decidiu entregar sua vida a Jesus e ser um seguidor dele também precisa ser batizado como Jesus foi, assim fazendo você se tornará parte do corpo de Cristo. Mas essa decisão precisa ser muito bem pensada, porque o batismo é realizado uma única vez! Por isso, quando você ficar um pouco mais velho, adolescente, você já poderá procurar o pastor e falar sobre decisão.

ORAÇÃO:  “Senhor, me ensina a ser obediente como foi Jesus. Quando chegar a hora, quero mostrar a todos que eu tenho o coração limpo pelo sangue de Jesus, passando pelo batismo nas águas. Me ajuda a ter fé. Em nome de Jesus, amém.”

ATIVIDADE: Colorir do desenho da pomba que representa o Espírito Santo e decorar com Glitter.


CORINHO: 

MEU BARQUINHO

MEU BARCO É PEQUENO É GRANDE E O MAR,
JESUS SEGURA MINHA MÃO
ELE É MEU PILOTO E TUDO VAI BEM
NA VIAGEM PRA JERUSALÉM!

MEU BARCO SEM CRISTO AO CÉU NÃO IRÁ
NAS ÁGUAS SE AFUNDARÁ
MAS QUANDO JESUS O MEU BARCO GUIAR
O CÉU PODEREI ALCANÇAR!


ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

EXEMPLO DE CERTIFICADO



Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?