Páginas

14 de janeiro de 2014

A criança de Jesus valoriza o batismo - Lição 2

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS VALORIZA O BATISMO
LIÇÃO 2

BASE BÍBLICA: Mateus 3: 13-17; Mateus 10: 32-33; Mateus 28:19-20; Lucas 3:21-23a;  Marcos 1:9-11; Marcos 16:16;  Atos 2: 38; Atos 22: 16

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Aprender que o batismo é a declaração pública de que recebemos Jesus como Salvador;
  •  Aprender que o batismo é uma das ordenanças deixadas a Igreja;
  • Entender que toda pessoa que crê em Jesus deve seguir seu exemplo e ser batizada;
  • Entender porque as crianças não são batizadas;
  • Compreender que o batismo é o meio pelo qual uma pessoa passa a ser membro do corpo de Cristo.


RECURSOS: FOTOS DE BATISMOS

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua bíblia para as crianças e diga que o versículo desse mês está escrito em Mateus 28:19-20.

Leia uma vez texto inteiro. Depois peça que as crianças repitam o que você diz.

“VÃO A TODOS OS POVOS DO MUNDO E FAÇAM COM QUE SEJAM MEUS SEGUIDORES, BATIZANDO ESSES SEGUIDORES EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO ORDENADO A VOCÊS.”

MATEUS 28:19-20

EXPLICAÇÃO:  diga às crianças que este texto mostra uma ordem dada por Jesus aos discípulos e a nós, que fazemos parte da Igreja. Jesus nos mandou levar a sua palavra a todos os povos do mundo, para que eles se tornem seus seguidores. E quando alguém se torna seguidor de Jesus, esta pessoa deve ser batizada, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E além de cumprir essa ordem, cada seguidor de Jesus deve ensinar os outros que é preciso obedecer a tudo o que Jesus nos ensinou.

BATE- PAPO: pergunte se alguém se lembra de como foi o batismo de Jesus, como assistimos na semana passada. Permita que elas participem. Depois diga não havia máquina fotográfica naquele tempo, por isso o batismo de Jesus ficou registrado através daquilo que Mateus, Marcos e Lucas escreveram para descrever como tudo aconteceu. Diga a elas que você vai ler o que Mateus escreveu sobre o batismo de Jesus: (Use o texto abaixo, pois essa linguagem facilita a compreensão da criança)

Mateus 3: 13-17 (TRADUÇÃO: NOVA LINGUAGEM DE HOJE)

Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista.
 Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: – Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?
Mas Jesus respondeu: – Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou.
Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele.
 E do céu veio uma voz, que disse: – Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!

Explique o texto para as crianças. 

Mostre fotos de batismos para as crianças e diga que essas pessoas também deram muita alegria a Deus, assim como Jesus. Chame a atenção das crianças para os detalhes:






Como são as pessoas que estão sendo batizadas? (crianças? Jovens? adultos? Somente homens? Somente mulheres?)
Explique que ser batizado é uma decisão pessoal e muito séria. Por isso não batizamos crianças. Homens e mulheres têm direito de ser batizados, independente do sexo.

Quem realiza o batismo em nossa igreja?
Explique que o batismo é realizado pelo Pastor, pela Pastora, e pelos presbíteros.

Onde realizamos o batismo?
Explique que algumas igrejas tem um tanque de água no próprio prédio onde os cultos são realizados, esse tanque se chama “batistério”. Como nós não temos esse recurso em nosso templo, nós utilizamos piscinas que são emprestadas para fazermos os batismos. Cite exemplos: Albatroz, chácara do Presbítero Alexandre entre outras. Diga também que o batismo pode ser realizado em rios e lagos. Sempre consagramos os locais com oração antes de realizarmos os batismos.  Explique que existem lugares onde é difícil conseguir uma piscina, por isso são feitos improvisos. (mostre as imagens). O importante é que se tenha água suficiente para cobrir o corpo de quem será batizado.

Por fim mostre as fotos de batismo que retiramos da internet. Conte que as pessoas que sofrem perseguição por servirem a Jesus são muitas vezes batizadas em locais improvisados.




Reafirme sempre para as crianças o quanto Deus se alegra quando tomamos essa decisão. Diga para elas que devem estar preparadas para quando o dia delas se batizarem chegar.

ORAÇÃO: Ore pelas crianças pedindo a Deus que lhes conserve a fé para que tomem a decisão de serem batizadas.

ATIVIDADE: JOGO DOS SETE ERROS


CORINHO: 

MEU BARQUINHO

MEU BARCO É PEQUENO É GRANDE E O MAR,
JESUS SEGURA MINHA MÃO
ELE É MEU PILOTO E TUDO VAI BEM
NA VIAGEM PRA JERUSALÉM!

MEU BARCO SEM CRISTO AO CÉU NÃO IRÁ
NAS ÁGUAS SE AFUNDARÁ
MAS QUANDO JESUS O MEU BARCO GUIAR
O CÉU PODEREI ALCANÇAR!


ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?