Páginas

14 de janeiro de 2014

A criança de Jesus valoriza o batismo - Lição 1

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS VALORIZA O BATISMO
LIÇÃO 1

BASE BÍBLICA: Mateus 3: 13-17; Mateus 10: 32-33; Mateus 28:19-20; Lucas 3:21-23a;  Marcos 1:9-11; Marcos 16:16;  Atos 2: 38; Atos 22: 16

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Aprender que o batismo é a declaração pública de que recebemos Jesus como Salvador;
  • Aprender que o batismo é uma das ordenanças deixadas a Igreja;
  • Entender que toda pessoa que crê em Jesus deve seguir seu exemplo e ser batizada;
  • Entender porque as crianças não são batizadas;
  • Compreender que o batismo é o meio pelo qual uma pessoa passa a ser membro do corpo de Cristo.


RECURSOS: VÍDEO “O BATISMO DE JESUS”; balas

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 1

ORAÇÃO INICIAL: Oração Voluntária.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua bíblia para as crianças e diga que o versículo desse mês está escrito em Mateus 28:19-20.

Leia uma vez texto inteiro. Depois peça que as crianças repitam o que você diz.

“VÃO A TODOS OS POVOS DO MUNDO E FAÇAM COM QUE SEJAM MEUS SEGUIDORES, BATIZANDO ESSES SEGUIDORES EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO ORDENADO A VOCÊS.”

MATEUS 28:19-20

EXPLICAÇÃO:  diga às crianças que este texto mostra uma ordem dada por Jesus aos discípulos e a nós, que fazemos parte da Igreja. Jesus nos mandou levar a sua palavra a todos os povos do mundo, para que eles se tornem seus seguidores. E quando alguém se torna seguidor de Jesus, esta pessoa deve ser batizada, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E além de cumprir essa ordem, cada seguidor de Jesus deve ensinar os outros que é preciso obedecer a tudo o que Jesus nos ensinou.

BATE- PAPO: vocês sabiam que Jesus nos ensinou a agradar a Deus com suas próprias atitudes? Tudo o que nós devemos fazer, Jesus fez primeiro, para que nós seguíssemos seu exemplo.
Jesus obedecia e ajudava seus pais, José e Maria, e por isso a criança que ama a Jesus também deve obedecer e ajudar seus pais em casa.
E foi assim em muitas outras coisas: Jesus ia ao templo (nós devemos vir a igreja), Jesus orava todo dia (nós devemos orar), Jesus amava as pessoas e as respeitava (nós também devemos orar), etc.
E teve uma atitude de Jesus que nós também devemos imitar. Vamos assistir a um filminho para aprendermos com Ele.

video

Jesus foi até o um rio, chamado rio Jordão, e foi batizado por seu primo, João Batista.  Ele disse que deveria ser batizado porque isso era agradável a Deus.
Todos aqueles que acreditam em Jesus e querem ser seus seguidores também devem ser batizados.
O batismo tem um significado. Lembra da marquinha do pecado que nós carregamos por causa da desobediência de Adão e Eva? Então, quando cremos que o sangue de Jesus removeu essa manchinha, e o recebemos como nosso Salvador, então estamos aceitando uma nova vida.
A gente continua com a mesma voz, mesmo cabelo, mesmo corpo. Mas no céu, é como se tivéssemos nascido de novo. E recebemos uma outra marquinha, um selo, que mostra que agora somos salvos. É a presença do Espírito Santo no nosso coração.
O batismo mostra para as pessoas, para os anjos, para Deus, para o diabo e todos os demônios que nós decidimos mudar de vida.
Quando uma pessoa vai ser batizada o pastor faz algumas perguntas a ela:
Qual seu nome?
Você reconhece que Jesus Cristo é o seu Salvador?
Pela sua declaração de fé, eu te batizo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Daí a pessoa é afundada na água. É como se ela estivesse sendo sepultada (como fazemos quando uma pessoa morre de verdade). Isso quer dizer que ela morreu para o pecado e para o mundo. Demonstra seu arrependimento.
Então o pastor a tira da água. Isso representa que ela nasceu de novo. Que a partir de agora é uma nova pessoa, que vai fazer tudo o que agrada a Deus.
Jesus não tinha pecados, nem precisava se arrepender, mas Ele queria fazer tudo o que agradava a Deus, para servir de exemplo para nós.
Quando uma pessoa decide se batizar é está dizendo: “tenho certeza que quero servir a Jesus”. Por isso o batismo é muito importante!
Além disso, o batismo tem outro significado. Assim como a Ceia, ele nos faz lembrar da MORTE, SEPULTAMENTO E RESSURREIÇÃO DE JESUS.

ORAÇÃO: Senhor, obrigado por ter nos enviado Jesus para nos ensinar tudo o que é necessário para te agradarmos. Ensina-nos a seguir o exemplo dele. Em o Nome de Jesus. Amém!

ATIVIDADE:  CAIXINHA SURPRESA
Coloque várias perguntas sobre batismo numa caixinha. Uma criança por vez tira uma pergunta e tenta responder. Quem acerta ganha uma bala.

  1. QUEM BATIZOU JESUS? ( João Batista)
  2. QUAL O NOME DO RIO ONDE JESUS FOI BATIZADO? (rio Jordão)
  3. QUANDO JESUS FOI BATIZADO O ESPIRITO SANTO APARECEU COMO UMA.....? (Pomba)
  4. COMO JESUS FOI BATIZADO? (Ele foi afundado na água)
  5. JESUS ERA CRIANÇA QUANDO FOI BATIZADO? (Não, era adulto)
  6. QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO? (Representa o arrependimento, simboliza que morremos para o pecado e nascemos de novo para uma nova vida com Jesus. Ele nos lembra também a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus)
  7. O QUE DEUS PAI DECLAROU QUANDO JESUS SAIU DA ÁGUA? (esse é o meu Filho amado que me dá muita alegria)
  8. SE JESUS NÃO TINHA PECADO, POR QUE ELE FOI BATIZADO? (para nos dar o exemplo)

  
CORINHO: 

MEU BARQUINHO

MEU BARCO É PEQUENO É GRANDE E O MAR,
JESUS SEGURA MINHA MÃO
ELE É MEU PILOTO E TUDO VAI BEM
NA VIAGEM PRA JERUSALÉM!

MEU BARCO SEM CRISTO AO CÉU NÃO IRÁ
NAS ÁGUAS SE AFUNDARÁ
MAS QUANDO JESUS O MEU BARCO GUIAR
O CÉU PODEREI ALCANÇAR!

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.


DISTRIBUA DOCES.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?