Páginas

20 de janeiro de 2014

A criança de Jesus sabe que tudo é Senhor - Lição 3

A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE TUDO É DO SENHOR

LIÇÃO 3

BASE BÍBLICA: Gênesis 2:15; Levítico 27:30; Números 18: 21-24; Salmo 24:1; Provérbios 3:9-10; Ageu 1-2; Ageu 2:8; Malaquias 3:7-12; Marcos 12: 41-44; 2 Coríntios 2:9;

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Reconhecer que Deus é o Senhor de tudo que existe no mundo;
  • Entender a diferença entre dízimo e ofertas;
  • Entender que a entrega dos dízimos e ofertas é um compromisso de amor com Deus.
RECURSOS: GRAVURAS, CARTAZ “O QUE É DÍZIMO”, CARTAZ “O QUE É OFERTA”, PALITOS DE PICOLÉ.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO:

ORAÇÃO INICIAL: Permita que um voluntário faça a oração inicial

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Salmo 24:1

“AO SENHOR DEUS PERTENCEM O MUNDO E TUDO O QUE NELE EXISTE; A TERRA E TODOS OS SERES VIVOS QUE NELA VIVEM SÃO DELE.”

Leia uma vez texto inteiro. Depois leia por partes, pedindo que as crianças repitam o que você diz.

EXPLICAÇÃO:  A Bíblia diz através deste versículo do livro de Salmos, que o mundo e tudo o têm no mundo são de Deus. O ar, a água, as árvores, as flores, os animais da terra, as aves do céu e os peixes do mar, tudo é de Deus. Até as pessoas.

HISTÓRIA: ESTUDE O LIVRO DE MALAQUIAS INTEIRO PARA CONTAR A HISTÓRIA DE HOJE. PROCURE USAR SUAS PALAVRAS E AS GRAVURAS DURANTE A NARRAÇÃO.

 A bíblia conta a história de um mensageiro de Deus chamado Malaquias. No tempo que ele viveu as pessoas não estavam se importando muito com Deus e tomavam atitudes que desagradavam a Ele: iam ao templo por obrigação, as famílias estavam se separando, muitos não entregávamos dízimos e ofertas ou então, quando entregavam era o resto e não o que tinham de melhor. 

Diante de tudo isso que estava acontecendo, Deus chamou Malaquias e mandou que ele fosse falar a essas pessoas que elas precisavam fazer o que Deus desejava e não o que queriam.

Malaquias obedeceu. Ele chamou a atenção dos sacerdotes que trabalhavam no templo por estarem fazendo o que era errado. E disse a todos que estavam roubando a Deus quando não entregavam os dízimos e ofertas.

Também disse que era para todos levarem os dízimos e ofertas a casa do Tesouro para que pudesse haver mantimento na Casa do Senhor e que era para fazerem uma prova com Ele e veriam que Ele os abençoaria. Não deixaria os gafanhotos atacarem as plantações e as parreiras dariam muitas uvas.

Ao ouvirem o que Malaquias disse, algumas pessoas resolveram fazer o que ele dizia e procuraram obedecer a Deus. E, assim, tiveram a promessa de Deus que eles seriam como um tesouro especial para Ele.

ORAÇÃO: Senhor me ajude a ser fiel a ti nos dízimos e nas ofertas. Que o meu coração sempre esteja pronto a fazer o que te agrada. Em o Nome de Jesus, amém!

CORINHO: 
A OFERTA DA VIUVINHA (ALINE BARROS)

A VIUVINHA PÔS NA CAIXINHA
SUA MOEDINHA, O SEU MELHOR
E QUEM OFERTA COM ALEGRIA
JUNTA O TESOURO MUITO MAIOR
JESUS SE AGRADA, JESUS SE AGRADA
DA OFERTINHA DA CRIANÇADA
DAS MOEDINHAS FAZENDO ASSIM:
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
A OFERTA VAI CAINDO DENTRO DA CAIXINHA
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
EU QUERO UM CORAÇÃO IGUAL AO DA VIUVINHA


ATIVIDADE: MOSTRE OS CARTAZES E EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE DÍZIMOS E OFERTAS.

AGORA USANDO OS PALITOS DE SORVETE FAÇA A ATIVIDADE A SEGUIR PARA QUE COMPREENDAM MELHOR COMO CALCULAR O DÍZIMO. AS PEQUENAS NÃO CONSEGUIRAM COMPREENDER. NO FINAL DIGA A ELAS QUE DEVEM PEDIR AOS PAIS AJUDA PARA CALCULAR O VALOR DO DÍZIMO QUANDO FOREM DIZIMAR.

Explique que Deus deu a capacidade aos homens para trabalhar e assim, ter seu sustento e também sustentar a obra de Deus, a igreja. Diga que a obra de Deus é realizada pelos cristãos que participam da igreja e entregam os dízimos e as ofertas.

Peça que as crianças se assentem nas cadeiras em volta da mesa. Espalhe palitos de picolé sobre a mesa. Diga para cada uma juntar 10 palitos.

Depois, peça que separem 1 e explique que esse, que foi separado, corresponde a décima parte de 10 palitos. Depois solicite que em juntas separem 30 palitos e os dividam em 3 grupos de 10. De cada grupo tirem a décima parte (ou seja, 1 de cada). Diga que 3 é a décima parte de 30 ou seja, é o dízimo.

Explique que o dízimo é a décima parte de TUDO o que ganhamos e que as ofertas oferecemos a Deus um valor que quisermos, sem Ele definir a quantidade.

Repita quantas vezes forem necessárias. Evite valores muito altos para não confundir as pequenas.

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana. 

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?