Páginas

20 de janeiro de 2014

A criança de Jesus sabe que tudo é do Senhor - Lição 2

A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE TUDO É DO SENHOR

LIÇÃO 2

BASE BÍBLICA: Gênesis 2:15; Levítico 27:30; Números 18: 21-24; Salmo 24:1; Provérbios 3:9-10; Ageu 1-2; Ageu 2:8; Malaquias 3:7-12; Marcos 12: 41-44; 2 Coríntios 2:9;

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Reconhecer que Deus é o Senhor de tudo que existe no mundo;
  • Entender a diferença entre dízimo e ofertas;
  • Entender que a entrega dos dízimos e ofertas é um compromisso de amor com Deus.

RECURSOS: JOGO “ENGENHEIRO”

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO:

ORAÇÃO INICIAL: Permita que um voluntário faça a oração inicial

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Salmo 24:1

“AO SENHOR DEUS PERTENCEM O MUNDO E TUDO O QUE NELE EXISTE; A TERRA E TODOS OS SERES VIVOS QUE NELA VIVEM SÃO DELE.”

Leia uma vez texto inteiro. Depois leia por partes, pedindo que as crianças repitam o que você diz.

EXPLICAÇÃO:  A Bíblia diz através deste versículo do livro de Salmos, que o mundo e tudo o têm no mundo são de Deus. O ar, a água, as árvores, as flores, os animais da terra, as aves do céu e os peixes do mar, tudo é de Deus. Até as pessoas.

HISTÓRIA: ESTUDE O TEXTO DE ESDRAS 1:1-8 E O LIVRO DE AGEU INTEIRO PARA CONTAR A HISTÓRIA DE HOJE. PROCURE USAR SUAS PALAVRAS E USE AS PEÇAS DO BRINQUEDO “ENGENHEIRO” QUE ESTÁ NO ARMÁRIO NA SALA DO KIDS. MOTIVE AS CRIANÇAS A FAZEREM PARTE DA NARRATIVA.

A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ISRAEL ERA O POVO ESCOLHIDO POR DEUS PARA SER O SEU POVO. DEUS AMAVA MUITO ESSA GENTE E QUERIA QUE ELES O ADORASSEM E O OBEDECESSEM. MAS ISRAEL ERA DESOBEDIENTE, OFERECIA CULTO A OUTROS DEUSES E FAZIA O QUE ERA MAL AOS OLHOS DO SENHOR. POR ISSO DEUS LHES DEU UM CASTIGO. OUTRO POVO INVADIU A TERRA ONDE ISRAEL VIVIA. DESTRUIU AS CASAS, TEMPLO E OS LEVOU PARA SEREM SEUS ESCRAVOS.

ISRAEL FICOU MUITOS ANOS LONGE DE SUA TERRA. MAS DEUS DISSE QUE ESSE CASTIGO SERIA SÓ POR UM TEMPO. QUANDO CHEGASSE O MOMENTO ESCOLHIDO POR DEUS, ELE OS TRARIA DE VOLTA E RECONSTRUIRIA O TEMPLO E A CIDADE.

QUANDO ESSE TEMPO CHEGOU DEUS USOU O REI CIRO, REI DA PÉRSIA, PARA ORGANIZAR O RETORNO A JERUSALÉM.

CIRO ORDENOU QUE FOSSE COMUNICADO EM TODO O SEU REINO, POR ESCRITO E TAMBÉM POR MEIO DE LEITURA EM PÚBLICO, ESTE DECRETO: “EU, CIRO, REI DA PÉRSIA, DECLARO O SEGUINTE: O SENHOR, O DEUS DO CÉU, ME FEZ GOVERNADOR DO MUNDO INTEIRO E ME ENCARREGOU DE CONSTRUIR PARA ELE UM TEMPLO EM JERUSALÉM, NA REGIÃO DE JUDÁ. QUE DEUS ESTEJA COM TODOS VOCÊS QUE SÃO O SEU POVO! VÃO A JERUSALÉM PARA CONSTRUIR DE NOVO O TEMPLO DO SENHOR, O DEUS DE ISRAEL, O DEUS QUE É ADORADO EM JERUSALÉM. OS VIZINHOS DEVEM AJUDAR TODOS OS ISRAELITAS QUE PRECISAREM DE AJUDA A FIM DE VOLTAREM PARA A SUA TERRA. DEVEM LHES DAR PRATA E OURO, MANTIMENTOS E GADO E TAMBÉM OFERTAS PARA APRESENTAREM NO TEMPLO DE DEUS, EM JERUSALÉM.”

O DECRETO DO REI ERA ALGO MUITO SÉRIO. POR ISSO OS ISRAELITAS SE PREPARAM PARA VIAJAR E SEUS VIZINHOS LHES AJUDARAM DANDO TUDO O QUE FOSSE NECESSÁRIO PARA RECONSTRUÇÃO. (DIVIDA AS PEÇAS ENTRE AS CRIANÇAS. GUARDE ALGUMAS PARA VOCÊ MONTAR O TEMPLO EM RUÍNAS).

ELES PARTIRAM MUITO ALEGRES. AO CHEGAR A FELICIDADE ERA TANTA QUE LOGO COMEÇARAM A RECONSTRUIR SUAS CASAS. (ORDENE QUE CADA UMA FAÇA SUA CASA COM AS PEÇAS QUE VOCÊ LHES ENTREGOU). HAVIA MUITO TRABALHO A SER FEITO. TODOS ESTAVAM TÃO OCUPADOS QUE OS DIAS FORAM PASSANDO E ELES SE ESQUECERAM QUE DEVERIAM RECONSTRUIR O TEMPLO! (MOSTRE O TEMPLO INACABADO QUE VOCÊ TENTOU EDIFICAR).

DEUS FICOU MUITO TRISTE. DEUS CONHECE O CORAÇÃO DAS PESSOAS E ELE VIU QUE NO CORAÇÃO DAQUELE POVO NÃO HAVIA PREOCUPAÇÃO COM A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO. CADA UM SE PREOCUPAVA COM SUA PRÓPRIA CASA E MAIS NADA.

DEUS DEIXOU DE ABENÇOAR AS COLHEITAS DO POVO. A SECA PREJUDICOU O CRESCIMENTO DOS FRUTOS E ELES PERDERAM MUITO DO QUE PLANTARAM.

ENTÃO DEUS FALOU COM UM HOMEM, UM PROFETA CHAMADO AGEU. E ATRAVÉS DE AGEU DEUS LHES DISSE QUE TODAS ESSAS DIFICULDADES VIERAM POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA DELES. ORDENOU QUE BUSCASSEM MADEIRA E RESTAURASSEM O TEMPLO, POIS ASSIM ELE ENVIARIA A BENÇÃO SOBRE ELES, SUAS FAMÍLIAS E SUAS PLANTAÇÕES.

O POVO OBEDECEU E QUANDO ESTAVAM TERMINANDO DE CONSTRUIR O ALICERCE DO TEMPLO DEUS LHES FEZ UMA LINDA PROMESSA: MESMO QUE AGORA NÃO HAJA TRIGO NOS DEPÓSITOS, MESMO QUE AS PARREIRAS, AS FIGUEIRAS, AS ROMÃZEIRAS E AS OLIVEIRAS NÃO TENHAM PRODUZIDO NADA, DE HOJE EM DIANTE EU OS ABENÇOAREI.

CONCLUSÃO: QUE LINDA PROMESSA! DEUS AMA AS PESSOAS QUE AMAM A SUA CASA, A SUA OBRA. POR ISSO, QUEM AJUDA A MANTER O TEMPLO DE DEUS COM SUAS OFERTAS E SEUS DÍZIMOS RECEBE DELE UMA BENÇÃO MUITO ESPECIAL. ESSA PESSOA NÃO PASSA NECESSIDADE DE NADA. DEUS LHE PROVE TUDO!

AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM E DEVEM COLABORAR PARA QUE O TEMPLO DE DEUS SEJA ABASTECIDO. NÃO IMPORTA QUANTO VOCÊ PODE DAR, O IMPORTANTE É TER NO CORAÇÃO A VONTADE DE AGRADAR A DEUS!

ORAÇÃO: Senhor me ajude a ser fiel a ti nos dízimos e nas ofertas. Que o meu coração sempre esteja pronto a fazer o que te agrada. Em o Nome de Jesus, amém!

CORINHO:  
A OFERTA DA VIUVINHA (ALINE BARROS)

A VIUVINHA PÔS NA CAIXINHA
SUA MOEDINHA, O SEU MELHOR
E QUEM OFERTA COM ALEGRIA
JUNTA O TESOURO MUITO MAIOR
JESUS SE AGRADA, JESUS SE AGRADA
DA OFERTINHA DA CRIANÇADA
DAS MOEDINHAS FAZENDO ASSIM:
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
A OFERTA VAI CAINDO DENTRO DA CAIXINHA
TIRILIM, TIM, TIM. TIRILIM, TIM, TIM.
EU QUERO UM CORAÇÃO IGUAL AO DA VIUVINHA


ATIVIDADE: DEIXE AS CRIANÇAS BRINCAREM COM AS PEÇAS DO “ENGENHEIRO”. OBSERVE O HORÁRIO E PEÇA QUE GUARDEM TUDO ANTES DA ORAÇÃO FINAL.

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?