Páginas

9 de janeiro de 2014

A criança de Jesus sabe que Deus é Criador - Lição 2

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS SABE QUE DEUS É CRIADOR 2

BASE BÍBLICA: professora, estude sobre o tema seguindo as passagens abaixo


Gênesis 1:1-31
Salmos 8:1-9
Salmos 24:1-2
Salmos 74:15-17
Salmos 89:11-12 
Salmos 95:4-6
Salmo 102:25
Salmo104:24
Salmos 121:2
Provérbios 3:19-20 
Provérbios 26:10
Isaías 42:5
Isaías 45:18

OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
  •   Entender que Deus é criador do tudo;
  •  Reconhecer que foi criada para relacionar-se com Deus;
  • Entender que a base para um viver feliz é a obediência a Deus.


RECURSOS: ilustração dos seis dias da criação do mundo e o dia do descanso - Veja o modelo em http://tialivia.blogspot.com.br/2013/02/a-criacao-reciclagem-de-cds.html

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

CORINHO:  ouça o corinho: Este é dia que fez o Senhor

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR


Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor, que fez o Senhor,
Vamos alegrar, vamos alegrar
E regozijar e regozijar.
Este é o dia que fez o Senhor
Vamos alegrar e regozijar
Este é o dia, este é o dia
Que fez o Senhor!



VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Leia depois cada palavra fazendo com que as crianças repitam.

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.”
Salmo 102:25

BRINCADEIRA: VERSÍCULO ILUSTRADO.
Reproduza o versículo utilizando ilustrações no lugar das palavras “terra”, “céus” e “mãos”. Faça a leitura novamente ajudando as crianças a “decifrar” o versículo. Depois cole cada uma das palavras embaixo fazendo a composição correta do mesmo.

BATE- PAPO: pergunte se alguém se lembra o que estudamos no domingo passado. Diga a elas que a criança de Jesus sabe que Deus é o criador do universo, dos astros, da Terra, das plantas, animais e das pessoas, do ar, da água, enfim de tudo. Explique que devemos sempre ler no livro de Gênesis como Deus criou todas as coisas usando apenas a sua palavra, para que a nossa fé seja fortalecida.

História: A CRIAÇÃO
Coloque as sete figuras em seqüência com os números para cima. Conte uma por uma com as crianças para gerar expectativa. Agora diga que você irá contar a história da criação do mundo, que está escrita na Bíblia (Mostre sua Bíblia). À medida que for relatando como tudo aconteceu revele a face de baixo de cada círculo. Interaja com as crianças dialogando com elas e pedindo para que digam o que estão vendo.

Como Deus criou todas as coisas?
O primeiro livro da Bíblia, o livro de Gênesis, nos conta a belíssima história da criação do mundo. Nele descobrimos que as árvores, flores, frutos, animais, montanhas, rios, mares, chuva, sol, lua, nuvens, etc., não foram criados pelo homem. Em Gênesis, aprendemos que Deus foi o criador. E foi assim que aconteceu...
(Neste momento deixe combinado com a professora do apoio para ficar perto do interruptor da luz. Quando você disser: “E foi assim que aconteceu”, ela deve apagar a luz e só voltar a acendê-la quando você disser: “Haja Luz”)

No início de tudo, a terra era vazia e escura, sem nada e sem ninguém, apenas Deus. Ao dar início à criação, a primeira coisa que Deus fez foi a Luz, dizendo: “Haja luz!” E a luz passou a existir. Deus chamou à luz de dia, e a escuridão de noite. Este foi o primeiro dia da criação.

No segundo dia, Deus criou o céu. No planeta só existia, então, apenas céu e água. Tudo azul!

No terceiro dia, Deus começou a separar as águas de maneira que aparecesse terra seca. Então assim surgiram os mares, rios, lagos e oceanos. À parte seca Deus chamou “terra”. A bíblia diz que Deus olhou para o que estava fazendo e percebeu que tudo estava ficando bom. Deus ordenou que sobre a terra começasse a crescer capim, plantas com sementes e árvores com frutos. Deus olhou e viu que era bom.

No quarto dia da criação, Deus criou o sol para que aparecesse no céu durante o dia e aquecesse a terra; criou também a lua e as estrelas para que brilhassem, iluminasse e enfeitassem o céu durante a noite.

Ao quinto dia, Deus criou todos os animais que vivem na água como: peixes, baleias, tubarões, caranguejos, camarões, e etc. criou também os pássaros, com cores e cantos diferentes para alegrar a natureza. Deus viu que tudo o que havia no quinto dia era bom.

Ao sexto dia, Deus começou a criar os animais que vivem sobre a terra: os animais selvagens, os animais domésticos e os répteis. E tudo ficou bom. Mas ainda faltava o mais importante, o ser humano. Neste mesmo dia Deus criou o homem e a mulher e lhes disse que cuidassem bem da natureza, pois seria dela que eles tirariam seus alimentos.

Depois de terminar tudo, deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. Deus, certamente jamais faria coisas ruins para nós. Ele criou o universo com cuidado e não deixou faltar nada, porém, pediu que o homem preservasse tudo e não destruísse a natureza.

ATIVIDADE: A Bíblia nos ensina que Deus pensou em cada detalhe da criação para que todas as coisas criadas a serviço do homem. O planeta é nosso lar por isso devemos orar por ele e fazer a nossa parte. Ajude a cuidar bem do nosso planeta. Pintar um desenho relacionado ao tema.

ORAÇÃO: ore com as crianças agradecendo a Deus por ter criado um mundo especial onde podemos viver e abençoe a semana.


Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?