Páginas

14 de janeiro de 2014

A criança de Jesus participa da igreja - Lição 4

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS PARTICIPA DA IGREJA
LIÇÃO 4

BASE BÍBLICA: Atos 2:37-44 e 10:24-48

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que a igreja é formada por pessoas que crêem em Jesus, são batizadas e obedecem aos seus ensinamentos;
  • Descobrir que pode e como pode participar na igreja de Jesus.

 RECURSOS: FOTOS DA IGREJA, MASSINHA

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 4

ORAÇÃO INICIAL: PEÇA PARA AS CRIANÇAS ORAREM O PAI NOSSO.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças e diga que o versículo faz parte de um livro chamado Atos.

“O DEUS QUE FEZ O MUNDO E TUDO QUE NELE HÁ, SENDO SENHOR DO CÉU E DA TERRA, NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS;”
ATOS 17:24

EXPLICAÇÃO: Este versículo faz parte de um livro do Novo Testamento, chamado Atos dos Apóstolos. Esse livro conta às histórias que os cristãos viveram depois que Jesus voltou para o céu. Essas pessoas saíram viajando pelo mundo para levar a palavra de Deus a todas as pessoas da Terra. Esse versículo nos ensina algo muito importante. Ele diz que Deus não mora em prédios de tijolos e madeira como os seres humanos, Ele mora em um lugar muito especial, sabe onde? Deus mora no coração das pessoas!

BATE- PAPO:

MOSTRE O PAINEL DE FOTOS PARA AS CRIANÇAS. ESSAS FOTOS FORAM TIRADAS AO LONGO DA NOSSA HISTÓRIA. DIGA PARA AS CRIANÇAS QUE AS FOTOS FORAM TIRADAS EM DIVERSOS MOMENTOS: CULTO, ANIVERSÁRIO, CASAMENTO, BATISMO, EVANGELISMO, ETC. CHAME A ATENÇÃO DELAS PARA A PRESENÇA DE CRIANÇAS NAS FOTOS. MOSTRE QUE OS ADOLESCENTES E JOVENS DE HOJE, FORAM AS CRIANÇAS DO INÍCIO DA IGREJA. CONVERSE COM ELAS SOBRE A IMPORTANCIA DAS CRIANÇAS FAZEREM PARTE DA IGREJA EM DIVERSOS MINISTÉRIOS.
PERMITA QUE ELAS EXPLOREM BEM AS FOTOS.
DIGA QUE AS CRIANÇAS SÃO MUITO AMADAS POR JESUS E QUE ELE FICA MUITO FELIZ POR VÊ-LAS NA IGREJA, NA ESCOLINHA, ETC.

AGORA CONTE PARA AS CRIANÇAS A HISTÓRIA DE TIMÓTEO.

(A ESSÊNCIA É DIZER QUE ELE RECEBEU JESUS AINDA CRIANÇA E PERMANECEU FIEL ATÉ SE TORNAR ADULTO, +QUANDO SE TORNOU PASTOR DE UMA IGREJA EM ÉFESO)

A bíblia nos conta a história de um menino que morava em uma cidade chamada Listra. Este menino chama-se Timóteo e morava junto com sua avó Loide e sua mãe Eunice. Foram elas que ajudaram Timóteo a crescer conhecendo a bíblia desde a infância.
Timóteo ainda era pequeno e talvez nem soubesse ler ainda, quando sua mãe e sua avó, começaram a lhe ensinar a Palavra de Deus, contando para ele as belas histórias que a bíblia nos conta. Assim, Timóteo crescia não só em tamanho, mas em conhecimento da Palavra de Deus. A cada dia aprendia algo novo. Um dia, foi à cidade de Timóteo um missionário chamado Paulo, e com ele seu companheiro Barnabé. Mas as pessoas da cidade de Listra não queriam ouvir sobre Jesus, e os missionários tiveram que ir embora. Cremos que foi nesta ocasião que Paulo falou a família de Timóteo sobre Jesus, o filho de Deus, o Salvador de todo aquele que nele crer. Timóteo, sua mãe sua avó creram no que Paulo dizia e tornaram-se seguidores de Jesus. Timóteo continuou aprendendo de Jesus em seu lar. Anos mais tarde o missionário Paulo voltou à cidade e logo ouviu que Timóteo era um bom jovem, que conhecia e amava a Palavra de Deus. Paulo convidou Timóteo para viajar com ele e falar de Jesus a outras pessoas também. Por certo que a mãe de Timóteo sentiria sua falta, mas estava feliz porque ele ia servir a Deus. Tudo que ela havia ensinado a Timóteo em seu lar, ele poderia contar aos outros agora, falando do amor de Deus, e ensinando a bíblia, assim como havia aprendido no seu lar. Timóteo tornou-se missionário, pois aonde ia falava de Jesus. Também tornou-se pastor, pois cuidou da igreja que ficava na cidade de Éfeso. Ele falava de Jesus sempre que podia e procurou viver da maneira como aprendeu que a Bíblia ensina.

*ESTUDE BEM AS INFORMAÇÕES SOBRE TIMÓTEO E APENAS CONTE COM SUAS PALAVRAS. NÃO LEIA O TEXTO PARA AS CRIANÇAS.

É IMPORTANTE TAMBÉM DIZER QUE QUALQUER UMA DELAS TAMBÉM PODERÁ SE TORNAR PASTOR OU PASTORA, MÚSICO, CANTOR, ETC... QUANDO CRESCER.

VOCÊ DEVERÁ CONTAR A HISTÓRIA FAZENDO OS PERSONAGENS COM A MASSINHA CONFORME VAI CONTANDO. DEPOIS PODE DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM COM A MASSINHA.

ORAÇÃO: Agradeça a Deus pela igreja.

ATIVIDADE: DEIXE AS CRIANÇAS BRINCAREM COM A MASSINHA.

CORINHOS:

EIS UMA IGREJINHA

EIS UMA IGREJINHA
DE TORRE ACOMPANHADA
ABRE-SE A PORTINHA
XI! NÃO VEJO NADA!
EIS UMA IGREJINHA
DE TORRE ACOMPANHADA
ABRE-SE A PORTINHA
QUANTA CRIANÇADA!
ALEGREI-ME QUANDO ME
DISSERAM
VAMOS, VAMOS À CASA DO
SENHOR!
ALEGREI-ME QUANDO ME
DISSERAM
VAMOS, VAMOS À CASA DO
SENHOR!
O SERVO DO SENHOR
FOI À CASA DO SENHOR,
NO DIA DO SENHOR!
MANDADO PELO AMOR,
DO NOSSO SALVADOR,
ESTUDAR O LIVRO DO SENHOR
B-I-B-L-I-A, B-I-B-L-I-A,
É O LIVRO DO MEU CORAÇÃO
B-I-B-L-I-A
POR ISSO EU CANTO SEM PARAR
B-I-B-L-I-A, BÍBLIA!

ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?