Páginas

15 de janeiro de 2014

A criança de Jesus deve participar da Ceia - Lição 3

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS DEVE PARTICIPAR DA CEIA
LIÇÃO 3

BASE BÍBLICA: Êxodo 12; Êxodo 34:25; Levítico 23:5; Números 9: 2-4; Números 28:16; Deuteronômio 16: 1-6; Josué 5: 10-11; 2 Reis 23: 21-23; Ezequiel 45: 21; Mateus 10: 32-33; Mateus 26: 17-30; Marcos 14; Lucas 2: 41; Lucas 22; 1 Coríntios 5:7; 1 Coríntios 11:23-26; Hebreus 11: 28

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança deverá ser capaz de:
  • Identificar os elementos que fazem parte da ceia;
  • Entender o significado da ceia para a vida da Igreja.

RECURSOS: SÍMBOLOS, PÃO E SUCO DE UVA

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3

ORAÇÃO INICIAL: PAI NOSSO

CORINHO: (Pode cantar até 3 corinhos diferentes, mas nunca deixe de ensinar o corinho do mês)
Meu coração era sujo
Meu coração era sujo,
Mas Cristo aqui já entrou
Com seu precioso sangue
Tão alvo assim o tornou
E diz em sua Palavra
Que em ruas de ouro andarei
Ó dia feliz quando eu cri
E a vida eterna eu ganhei!


VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua bíblia para as crianças e diga que o versículo desse mês está escrito em 1 CORÍNTIOS 11:24b:

“FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.”

Leia uma vez texto inteiro. Depois leia por partes, pedindo que as crianças repitam o que você diz.

EXPLICAÇÃO: o que será que Jesus mandou os discípulos fazerem em sua memória? (PERMITA QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM). É a celebração da Ceia do Senhor. Nós participamos da Ceia todos os meses para nunca esquecermos o que Jesus fez por nós, dando sua vida para nos libertar do pecado.

Tanto o Batismo quanto a Ceia foram praticados por Jesus. Ele fez primeiro para nos ensinar como deveríamos fazer depois.

BATE PAPO: mostre os símbolos e peça para as crianças identificarem quem eles representam.



Diga os símbolos são usados para que nos fazer lembrar de pessoas, lugares e fatos importantes da história.

A bíblia também usa símbolos para nos fazer lembrar que coisas importantes. A Ceia é cheia de símbolos, que representam algo importante para nós.

Leia o texto de 1 aos Coríntios 11:23-26 para as crianças.

“...O SENHOR JESUS, NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO, PEGOU O PÃO E DEU GRAÇAS A DEUS. DEPOIS PARTIU O PÃO E DISSE: “ISTO É O MEU CORPO, QUE É ENTREGUE EM FAVOR DE VOCÊS. FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.”  ASSIM TAMBÉM, DEPOIS DO JANTAR, ELE PEGOU O CÁLICE E DISSE: “ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA FEITA POR DEUS COM O SEU POVO, ALIANÇA QUE É GARANTIDA PELO MEU SANGUE. CADA VEZ QUE VOCÊS BEBEREM DESTE CÁLICE, FAÇAM ISSO EM MEMÓRIA DE MIM.” DE MANEIRA QUE, CADA VEZ QUE VOCÊS COMEM DESTE PÃO E BEBEM DESTE CÁLICE, ESTÃO ANUNCIANDO A MORTE DO SENHOR, ATÉ QUE ELE VENHA.”

Esse aqui é um pedacinho de uma carta escrita por Paulo aos cristãos da Igreja primitiva. Ele estava repetindo o que Jesus havia ensinado sobre celebrar a ceia.

E ceia representa o momento da comunhão entre Deus e a igreja, onde comemos o pão que representa o corpo de Jesus e tomamos o suco de uva que representa o sangue de Deus. Participar dessa celebração é declarar que reconhecemos que Jesus morreu por nós, foi castigado em nosso lugar para nos perdoar os pecados, ressuscitou vencendo a morte, e um dia voltará para nos buscar.

O pão foi escolhido para representar o corpo de Jesus porque assim como o trigo precisa ser moído para se tornar farinha e depois a massa é sovada (amassada) Jesus sofreu em seu corpo fortes dores ao morrer na cruz. (mostre o pão)

E o suco representa o sangue, pois a uva é espremida e pisada pra o produzir. Jesus foi humilhado e derramou seu sangue, ou seja, morreu para nos limpar do pecado. (mostre o suco de uva)

A ceia não é uma refeição, é uma celebração, por isso recebemos uma pequena porção de pão e de suco. Não devemos querer matar nossa fome comendo desses elementos na ceia.

A ceia é um momento de comunhão, ou seja de amor entre os irmãos e Deus, por isso se tivermos com o coração cheio de mágoas e algo contra alguém da igreja não devemos participar dela.

Nossa ceia é memorial, ou seja, é pra nunca nos esquecermos da morte e ressurreição do nosso Salvador Jesus. Ela deve ser praticada por todos aqueles que o declararam como seu Senhor e Salvador.

Devemos continuar praticando a ceia até que Jesus volte e então cearemos com Ele no Céu.

ORAÇÃO: Obrigado Senhor por nos ensinar a fazer tudo o que te agrada. Obrigada por me amar  tanto! Em o nome de Jesus, amém!

ATIVIDADE: colorir a cena da última ceia.




ORAÇÃO: agradeça pela aula, ore pela igreja perseguida e abençoe a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?