Páginas

13 de janeiro de 2014

A criança de Jesus ama o Filho de Deus - Lição 2

TEMA: A CRIANÇA DE JESUS AMA O FILHO DE DEUS 

LIÇÃO 2

BASE BÍBLICA: Isaías 9:6, Lucas 2:1-20, João 3:16, João 14:6, I João 5:12 e I João 4:9

OBJETIVOS: Após estudar este tema, a criança deverá ser capaz de:
  • Entender que Jesus é Filho de Deus;
  •  Saber que Jesus veio para cumprir a promessa de salvação que Deus fez ao homem.

RECURSOS: CAIXINHA DE PROMESSAS; PALAVRA: SALVADOR; FIGURAS: PROFETA ISAÍAS; JESUS NA MANJEDOURA, PASTORES, ANJOS, HOMENS SÁBIOS E JESUS COM JOÃO BATISTA.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2

ORAÇÃO INICIAL (ESPONTÂNEA)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO: Mostre a sua Bíblia para as crianças, abra e leia o versículo. Fixe o versículo para memorização no painel adequado.

“PORQUE DEUS AMOU O MUNDO TANTO, QUE DEU O SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO MORRA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.”

JOÃO 3:16

EXPLICAÇÃO: 

  1. PORQUE DEUS AMOU O MUNDO TANTO: Deus ama a todas as pessoas do mundo, inclusive você;
  2. QUE DEU O SEU ÚNICO FILHO: Ele ama tanto você, que enviou seu único Filho para morrer pelo seu pecado. Pecado é qualquer coisa que você pense, diga, sinta ou faça que entristeça a Deus; 
  3. PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER: Quem quer acredite e confie em Jesus como aquele que morreu e ressuscitou para pagar pelo seu pecado;
  4. NÃO MORRA: Quando você acredita em Jesus, não terá de ficar separado de Deus para sempre num lugar de castigo, o inferno;
  5. MAS TENHA A VIDA ETERNA: Em vez disso, você será perdoado do seu pecado e terá uma vida que dura para sempre com Deus no céu.

BATE- PAPO: Mostre uma CAIXINHA DE PROMESSAS e pergunte se elas sabem o que é isso. Chame a atenção das crianças ao fato dela lembrar uma bíblia bem pequenina. Explique que esse objeto se chama “CAIXINHA DE PROMESSAS”. Pergunte se alguém sabe por quê. Diga para as crianças que Deus deixou muitas promessas para nós que estão escritas na BÍBLIA, e que a CAIXINHA DE PROMESSAS tem esse nome porque nela encontramos algumas das promessas de Deus e que usamos esse objeto para nos lembrar dessas promessas. Leia duas ou três promessas mostrando o que o versículo está revelando como promessa. (SEPARE ALGUMAS ANTES DA AULA, QUE SEJAM MAIS FÁCEIS DE SEREM COMPREENDIDAS PELAS CRIANÇAS E COLOQUE NA FRENTE, DENTRO DA CAIXINHA).

PERGUNTE: alguém já prometeu algo para você? O que foi prometido? Cumpriram a promessa feita? Deixe que as crianças participem. Em seguida, fale que Deus sempre cumpre as promessas que nos faz. E hoje nós vamos ouvir a história que a Bíblia conta sobre como Deus cumpriu a promessa de enviar um SALVADOR (mostre a palavra) para o mundo.

Alguém se lembra da PRIMEIRA PROMESSA feita por Deus às pessoas? Foi lá no jardim do Éden quando Adão e Eva desobedeceram a Deus.

Então, muitos anos se passaram desde que Deus fez a promessa de mandar uma Salvador. E, Deus não se esqueceu da sua promessa. Ele mandava seus profetas lembrarem ao povo desta promessa.

QUEM SABE O QUE É PROFETA? Profeta é uma pessoa que fala para as pessoas aquilo que Deus tem para dizer a elas. O Profeta é um mensageiro de Deus.

A Bíblia traz a história de muitos profetas. Este aqui (mostre a gravura de Isaías) chamava-se Isaías. O nome dele quer dizer “Deus é o meu ajudador”. O profeta Isaías acreditava tanto em Deus que certa vez escreveu: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.” (Isaías 9:6). 

Isaías falava de Jesus, porém ele não chegou a conhecê-lo. Só muitos anos mais tarde, no tempo certo, Deus cumpriu sua promessa. (Mostre a figura de Jesus na Manjedoura). Estão vendo esse bebê aqui, este é Jesus. 

Numa noite, na cidade de Belém, Jesus, o Filho de Deus, nasceu numa estrebaria. (mostre a figura dos anjos) Uma multidão de anjos apareceu e louvou a Deus. Os anjos sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Um anjo apareceu aos pastores que estavam no campo e disse-lhes: “Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor!” (Lucas 2: 10-11). 

(Mostre a figura dos pastores).

Os pastores foram até Belém e encontraram o bebê e depois de o terem visitado saíram para contar a todos o que viram.

Passado algum tempo, alguns homens sábios saíram de muito longe para visitar Jesus. Jesus já morava numa casa. Eles seguiram uma estrela que indicou para eles o local onde Jesus estava. Ao chegarem lá, eles o adoraram e lhe deram presentes, porque reconheceram que ali estava aquele que seria o novo rei. (mostre a figura dos homens sábios).

Quando Jesus cresceu e tornou-se homem, seu primo João Batista, o apresentou a seus amigos, dizendo: “Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) (Mostre a figura de João Batista e Jesus).

Sim, Jesus era de fato o filho de Deus, o Salvador prometido. Jesus foi enviado por Deus com a missão de mostrar seu amor. E, ele fez isso. Andou por toda parte fazendo o bem e ensinando como viver e agradar a Deus. 

E Jesus nos fez uma promessa também. Ele prometeu voltar para nos levar para morar junto com Deus num lugar especial. E nos deixou uma tarefa: contar para muitas pessoas que Deus nos ama. 

ORAÇÃO: Senhor obrigado por cumprir sua promessa enviando Jesus para me salvar. Amém

CORINHOS:  AH! EU AMO A CRISTO

Ah! Eu amo a Cristo 
Ah! Eu amo a Cristo 
Ah! Eu amo a Cristo 
Porque ele morreu por mim 

Jéssica ama a Cristo? (incluir o nome de cada criança, uma de cada vez)
(Jéssica responde) Sim, Eu amo a Cristo 
Porque você ama a Cristo? 
(Jéssica responde) Porque ele morreu por mim. 

Aleluia!!!!

(canta o começo de novo colocando outros nomes de outras crianças. Incentive a mesma resposta “porque Ele morreu por mim!”)

ATIVIDADE: Pintar desenho



ORAÇÃO: ABENÇOE A SEMANA E DISTRIBUA DOCES.




PROFETA ISAÍAS

JESUS NA MANJEDOURA

PASTORES

ANJOS

HOMENS SÁBIOS

JOÃO BATISTA E JESUS




Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?