Páginas

9 de janeiro de 2014

A criança de Jesus ama a Bíblia - Lição 2

Tema: A criança de Jesus Ama a Bíblia

BASE BÍBLICA: Salmo 1:-1-3; Salmo 119:105; 
II Timóteo 1: 3-6; II Timóteo 3:16-17

OBJETIVOS: Após participar desta lição, a criança 
deverá ser capaz de:
  • Entender que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita para todos.
  • Saber que a Bíblia foi escrita para ensinar a todos como viver de modo a obedecer a Deus.
  • Respeitar e valorizar a Bíblia como Palavra de Deus.

Lição 2

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 2


Oração inicial (espontânea)


Corinho:
 repita o corinho da aula anterior pois ele é referente ao tema mensal. Cante mais dois corinhos a escolha das crianças.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Como sou feliz por causa das tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro!”
Salmo 119:162

Peça para as crianças repetirem lentamente, depois bem rápido. Muito alto e depois bem baixinho.

História Bíblica: O menino que amava a Palavra de Deus

RECURSOS: Figuras que ilustram a história de Timóteo; Bíblia
  
Com sua Bíblia em mãos diga que a história que você vai contar está registrada na Bíblia. Conforme vai contando, vá mostrando as figuras.
  
A bíblia nos conta a história de um menino que morava em uma cidade chamada Listra. Este menino chama-se Timóteo e morava junto com sua avó Loide e sua mãe Eunice. Foram elas que ajudaram Timóteo a crescer conhecendo a bíblia desde a infância.

Timóteo ainda era pequeno e talvez nem soubesse ler ainda, quando sua mãe e sua avó, começaram a lhe ensinar a Palavra de Deus, contando para ele as belas histórias que a bíblia nos conta. Assim, Timóteo crescia não só em tamanho, mas em conhecimento da Palavra de Deus. A cada dia aprendia algo novo.

No tempo de Timóteo a bíblia não era como este livro impresso que temos hoje. Eram rolos escritos à mão. Muitos e muitos homens trabalhavam diariamente copiando a bíblia. Estes homens eram chamados de copistas. Não era possível cada pessoa, como hoje, possuir um exemplar. Elas aprendiam o texto decorando.

Um dia, foi à cidade de Timóteo um missionário chamado Paulo, e com ele seu companheiro Barnabé. Mas as pessoas da cidade de Listra não queriam ouvir sobre Jesus, e os missionários tiveram que ir embora.

Cremos que foi nesta ocasião que Paulo falou a família de Timóteo sobre Jesus, o filho de Deus, o Salvador de todo aquele que nele crer. Timóteo, sua mãe sua avó creram no que Paulo dizia e tornaram-se seguidores de Jesus.

Timóteo continuou aprendendo de Jesus em seu lar. Anos mais tarde o missionário Paulo voltou à cidade e logo ouviu que Timóteo era um bom jovem, que conhecia e amava a Palavra de Deus. Paulo convidou Timóteo para viajar com ele e falar de Jesus a outras pessoas também.

Por certo que a mãe de Timóteo sentiria sua falta, mas estava feliz porque ele ia servir a Deus. Tudo que ela havia ensinado a Timóteo em seu lar, ele poderia contar aos outros agora, falando do amor de Deus, e ensinando a bíblia, assim como havia aprendido no seu lar.

Timóteo tornou-se missionário, pois aonde ia falava de Jesus. Também tornou-se pastor, pois cuidou da igreja que ficava na cidade de Éfeso. Ele falava de Jesus sempre que podia e procurou viver da maneira como aprendeu que a Bíblia ensina.

*ESTUDE BEM AS INFORMAÇÕES SOBRE TIMÓTEO E APENAS CONTE COM SUAS PALAVRAS. NÃO LEIA ESTE O TEXTO PARA AS CRIANÇAS.






Oração: ore com as crianças em gratidão a Deus pela bíblia.

Atividade: confeccionar um livrinho sobre a história de Timóteo usando miniaturas das figuras usadas na hora da contação da história.

Oração Final: abençoando a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?