Páginas

9 de janeiro de 2014

A criança de Jesus Ama a Bíblia - Lição 3

Tema: A criança de Jesus Ama a Bíblia

BASE BÍBLICA: Salmo 1:-1-3; Salmo 119:105; 
II Timóteo 1: 3-6; II Timóteo 3:16-17

OBJETIVOS: Após participar desta lição, 
a criança deverá ser capaz de:

  • Entender que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita para todos.
  • Saber que a Bíblia foi escrita para ensinar a todos como viver de modo a obedecer a Deus.
  • Respeitar e valorizar a Bíblia como Palavra de Deus.

Lição 3

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA LIÇÃO 3

Oração inicial (espontânea)

Corinho: repita o corinho da aula anterior pois ele é referente ao tema mensal. Cante mais dois corinhos a escolha das crianças.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAÇÃO:

“Como sou feliz por causa das tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro!”
Salmo 119:162

(Ele foi apresentado na primeira lição. Além de ler peça para as crianças repetirem imitando vozes, batendo palmas, etc. Reforce a interpretação do que foi escrito)

Teatro de Fantoche: O valor da Bíblia

Utilizando fantoches de palito representando cada uma das bíblias encene com a participação das crianças.

Depois disso trabalhe a compreensão e interpretação oral com elas, analisando mais profundamente o que cada uma dessas bíblias nos revela.

Se a sua bíblia falasse, o que ela diria?

Bíblia Triste:
Eu sou uma bíblia infeliz
Vivo triste em meu lar,
Meus donos vão para a igreja
E esquecem de me levar

Bíblia Rasgada:
Dentro de mim está escrito,
Que sou como uma espada
Mas minha dona permite
que sua filha me dê pancadas!

Bíblia Suja:
Eu sou a Bíblia suja
Meu dono me deixa na estante
Aberta no Salmos 91.
Pegando poeira constante!

Bíblia esquecida:
Eu sou a bíblia mais famosa,
Sei que de mim,
agora vão se lembrar.
Da Bíblia esquecida na igreja,
Após o culto terminar.

Bíblia Bonita:
Eu sou uma Bíblia feliz,
Sirvo sempre que sou desejada.
Meu dono me carrega com orgulho,
Pois dos crentes sou a espada.

Sugestão de comentários para atividade:

Professora faz as perguntas. Diante das respostas conduz o raciocínio das crianças conforme o exemplo que segue.

(Bíblia Triste)
Porque essa bíblia fica triste?
(Porque seus donos a deixam em casa quando vão para a igreja).
Porque eles a deixam em casa?
(Existem muitos crentes que tem vergonha de carregar a bíblia quando vão para a igreja. Não querem ser apontados na rua como crentes. Tem vergonha de servir a Deus)

(Bíblia Rasgada)
E esta bíblia, qual o problema com ela?
(Está rasgada!)
Está rasgada porque já foi muito usada? Está velha?
(Não! Ela é usada como brinquedo pelas crianças. Além rabiscarem ela, rasgaram sua capa e suas folhas)
E a bíblia é um brinquedo?
(Não)
Nem a bíblia infantil é brinquedo?
(Podemos aprender sobre a Bíblia de um jeito divertido, como fazemos aqui na escolinha, mas ela não é brinquedo. Não podemos rabiscar nem rasgar nem sujar. Ela é o livro mais especial que existe. Ela representa a palavra de Deus)

(Bíblia Suja)
Essa bíblia está suja por qual motivo?
(Pegou muita poeira por ficar aberta de enfeite na estante)
Mas ela não é um livro? Livros servem para ser lidos, não é?!
(Sim, mas o dono dessa bíblia a deixa aberta no salmo 91 como uma simpatia para se proteger)
Isso está certo?
(Não! Deixar a Bíblia aberta num salmo não dá proteção pra ninguém. Isso é pecado! Quem nos protege é Deus! Se não lermos a bíblia não aprendemos sobre Ele nem sobre seu poder, e por isso o diabo pode colocar problemas e enfermidades na nossa vida.)

(Bíblia esquecida)
A bíblia esquecida tem problemas de memória?
(Não, algumas pessoas saem do culto e deixam-nas sobre as cadeiras.)
Mas por quê? Não podem levar pra casa?
(Muitas pessoas saem do culto e vão para lugares onde não querem levar a bíblia, porque tem vergonha de assumir que são crentes. Outros só lêem a bíblia na igreja, não tem o hábito de ler ela em casa, por isso ela não tem importância pra eles.)

(Bíblia Bonita)
Essa é a única que sorri! Porque será?
(Porque ela é usada pelo seu dono)
E como ela a trata?
(Além de ler muito sua bíblia, o dono dela cuida dela com amor e a respeita, porque sabe que ela é a Palavra de Deus)
Ela diz que é a espada dos crentes. Ela é uma arma?
(A Palavra de Deus é uma arma sim, além de ser capaz de ir lá fundo do coração dos homens, ela põe o diabo para correr de nós quando a pronunciamos.)

Essa é uma sugestão. Conduza o diálogo e a interpretação conforme as respostas das crianças!

Oração: ore com as crianças em gratidão a Deus pela bíblia.

Atividade: Distribua papel e lápis ou giz e peça para as crianças fazerem um desenho que mostre o valor da Bíblia.

Oração Final: abençoando a semana.

Nenhum comentário:

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?