Páginas

10 de março de 2013

Amarelinha e Desobediência - Atividade Prática

Uma das sugestões da revista "A criança de Jesus - discipulado infantil, da UFMBB, é usar o jogo popular "Amarelinha" para explicar sobre a DESOBEDIÊNCIA  de Adão e Eva.

Assim com no jogo existem REGRAS a serem seguidas para no Jardim do Éden também havia REGRAS  estabelecidas por Deus.




Bate papo 
Foi muito interessante ver a analogia que as crianças fizeram   sendo intermediadas pela professora Caroline. 

Tendo algo concreto (jogo) ficou fácil de entender porque o primeiro casal foi expulso do paraíso.Depois do bate papo, todos se divertiram pulando amarelinha. Tudo o que a criança aprende pela experiência fica retido em seu entendimento. Tenho procurado incluir atividades desse tipo nas aulas do ministério e percebo o quanto elas enriquecem o conteúdo ministrado.



Para promover a atividade foi confeccionamos uma Amarelinha como se fosse um tapete, pois o piso da sala não permitiria que a desenhássemos no chão.

Usamos TNT amarelo costurado à máquina. Retângulos duplos de 30 cm x 60 cm costurados um no outro. 

Para os números EVA azul aplicado com cola quente. As "pedrinhas" foram feitas com TNT laranja, saquinho de 8 cm x 8 cm cheios de milho para pipoca e costurados a mão. 

Na execução da atividade foi necessário fixar o tapete com fita adesiva ao chão. 

BATE PAPO: 

Profª Caroline  



Coloque o “tapete” da Amarelinha no chão e pergunte se alguém sabe o que é isso. Pergunte como se joga. 

Escreva na lousa a palavra REGRAS e vá escrevendo o que as crianças citam como regra. Ex: começa do número 1 onde você joga sua pedrinha. Não pode pisar na “casa” onde está a pedra. Não pode pisar na linha, etc.

Agora pergunte: SE ALGUÉM NÃO CUMPRE AS REGRAS O QUE ACONTECE? Resposta: Não pode continuar no jogo!

Deus criou um mundo cheio de plantas, animais, água, ar, estrelas e deu o ao homem para que fosse sua casa. Mas para que toda a natureza coopere para o bem do homem cada elemento da criação deve obedecer as regras que Ele estabeleceu. 

Quem não obedece ao seu Criador não pode continuar no jogo, ou seja, está fora do amor de Deus e não pode ser seu amigo.O Sol, por exemplo, deve nascer a cada manhã e se esconder no final da tarde para que a Lua e as Estrelas iluminem a noite. O Mar pode tocar as areias da praia somente até um ponto para que suas águas não inundem a praia. 


Crianças interagindo


E o homem, qual regra o homem deve seguir? O homem deve administrar bem tudo o que Deus criou e desfrutar daquilo que Ele permitiu. Ele poderia comer de todas as árvores do jardim, menos de uma, a que estava no centro do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão não obedeceu a essa regra. Ele sua mulher tiveram que sair do jardim e foram viver longe de Deus. 

E até hoje cada pessoa já nasce marcada por esse pecado e só pode se aproximar de Deus através de Jesus. Quem o recebe como seu Senhor e Salvador se torna amigo de Deus!Existem outras regras deixadas por Deus em sua palavra. Uma delas vale para todos os seres vivos:



Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! 


Salmos 150:6


Toda criação de Deus deve louvar o seu Criador, principalmente o ser humano que Ele fez semelhante a Ele: com capacidade para amar, com inteligência para saber o que é certo e errado, com criatividade, e com autoridade para governar sobre tudo.

Quando obedecemos a Deus estamos honrando a Ele!

Quem não obedece a Deus e não o respeita como seu Criador não pode desfrutar do seu amor e da sua presença e da sua amizade!

Quem aqui deseja ser amigo e Deus! Então se esforce para obedecer as 
Regras que a Palavra de Deus nos ensina, pois isso deixa nosso Criador muito feliz!

Vamos orar?

Depois da oração convide as crianças a brincar.







Sugestão de Material Didático

Tenho usado a revista "A criança de Jesus - discipulado infantil" para preparar as aulas do Ministério Infantil Kids da Paz.


Conheci o material pelo site da União Feminina Missionária Batista do Brasil. No site você encontra a loja com diversas publicações para diferentes faixas etárias. São 12 lições super criativas e ainda oferece exercícios e ilustrações para enriquecer cada aula.



Em nossa igreja as crianças participam do culto com os adultos até o momento da mensagem, por isso nosso tempo de aula é bem curto. Com o material dessa revista consegui preparar aulas com temas mensais, ou seja, cada lição pode ser trabalhada em 4 a 5 aulas. Gostei muito realmente e recomendo!

Você encontra a revista na loja virtual da UFMBB: http://www.ufmbb.org.br/


VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?