Páginas

1 de outubro de 2010

A FAMÍLIA PLANEJADA POR DEUS

NO LIVRO DE GÊNESIS ENCONTRAMOS O REGISTRO DE COMO FOI A CRIAÇÃO DO MUNDO E TUDO O QUE NELE HÁ.

VAMOS LER O TEXTO QUE SE ENCONTRA EM GÊNESIS 1: 1-31

SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO DEUS NOS APRESENTA IMPORTANTES LIÇÕES DE COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS SEGUNDO A SUA VONTADE. 

PARA COMPREENSÃO PLENA ENTENDA DA SEGUINTE FORMA:

DEUS = PAIS

ADÃO E EVA = FILHOS

VEJAMOS AGORA ALGUMAS LIÇÕES:

  • PREPARAR UMA ESTRUTURA ADEQUADA PARA CHEGADA DOS FILHOS.
        UMA CRIANÇA PRECISA DE UMA CASA PARA VIVER, PRECISA DE ALIMENTO, PRECISA SER AQUECIDA, PRECISA SER PROTEGIDA E AMADA.

        DEUS PREPAROU A TERRA, OS CÉUS, OS MARES, OS ANIMAIS E AS PLANTAS PARA DEPOIS CRIAR O HOMEM.
DEUS CRIOU UM JARDIM CHAMADO ÉDEN PARA DÃO VIVER.

      NOSSA POSTURA DEVE SER ESTA PARA A CHEGADA DOS FILHOS. PENSAR EM TODOS OS DETALHES PARA OFERECER A MELHOR ESTRUTURA PARA ELE.
      A CRIANÇA DEPENDE COMPLETAMENTE DO ADULTO AO NASCER, E ESSA DEPENDENCIA SE PROLONGA DURANTE ALGUNS ANOS. É PRECISO ESTAR PREPARADO PARA ISSO.

VEJA O REGISTRO DE GÊNESIS 2: 1-4
  • É PRECISO PLANEJAR, DESEJAR E SONHAS COM OS FILHOS.
       A BÍBLIA DIZ QUE A TRINDADE SE REÚNE E PLANEJA A CRIAÇÃO DO HOMEM. OS PAIS PRECISAM JUNTOS DECIDIR O MOMENTO CERTO DE TER FILHOS. É PRECISO SONHAR COM A CHEGADA DOS HERDEIROS. É PRECISO CURTIR ESTE MOMENTO UNIDOS, EM COMUM ACORDO.

       ESSA ATITUDE DEMONSTRA AMOR. DEUS SONHOU COM ADÃO, DECIDIU QUE ELE SERIA FEITO A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA ( GÊNESIS 1:26-27). É CLARO QUE NÓS NÃO TEMOS ESSE PODER DE DECIDIR COM QUEM O FILHO IRÁ SE PARECER. MAS ESSA ATITUDE DA TRINDADE DEMOSNTRA O QUANTO DEUS AMOU ADÃO, MESMO ANTES DELE SER CRIADO.

       DESDE O VENTRE MATERNO A CRIANÇA TEM PERCEPÇÃO DE SENTIMENTOS DA MÃE E DO PAI. ELA SENTE SE É AMADA OU SE É REJEITADA. SE É VALORIZADA OU NÃO.

       DEUS DECIDIU QUANDO IRIA CRIAR O HOMEM, E O FEZ NO MOMENTO IDEIAL. ELE NOS ENSINA A SERMOS SÁBIOS E AGIRMOS DE FORMA SENSATA AO DECIDIRMOS QUANDO TER FILHOS, E QUANDO OPTARMOS POR TÊ-LOS, NO MÍNIMO AMÁ-LOS E SONHARMOS COM ELES.

  • FILHOS PRECISAM RECEBER ORIENTAÇÕES E LIMITES.
         DESDE O VENTRE A CRIANÇA ESTÁ SENDO DISCIPLINADA. ESTUDOS COMPROVAM QUE O BEBÊ AO NASCER ADOTA O RELÓGIO BIOLÓGICO DA MÃE DURANTE SUA GESTAÇÃO.
UMA MÃE QUE NÃO TEM HORA PRA COMER, HORA PRA DORMIR, QUE NÃO SE ALIMENTA CORRETAMENTE, QUE FUMA, BEBE, USA DROGAS, ETC JÁ NO VENTRE, TRANSFERE TODOS ESSES MAUS HÁBITOS PARA O FILHO.
      TODA CRIANÇA PRECISA RECEB3R REGRAS, PRECISA DE LIMITES. DE ACORDO É CLARO COM SEU NÍVEL DE ENTENDIMENTO, É PRECISO ENSINAR ISSO A ELAS DE FORMA CLARA E EM AMOR.

GÊNESIS 2: 15-17

         DEUS FOI EXTRAMENTE CLARO, N´SO TAMBÉM TEMOS QUE SER. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA OUÇA O "NÃO" NUM TOM DE VOZ NÃO AUTORITÁRIO, PORÉM FIRME, E SE NECESSÁRIO ACOMPANHADO DE UM EXPRESSÃO FACIAL TAMBÉM FIRME. A PARTIR DE MAIS OU MENOS 1 ANO DE IDADE JÁ PODEMOS ACRESCENTAR EXPLICAÇÕES DO PORQUE DO "NÃO", E TAMBÉM AS CONSEQUÊNCIAS DA DESOBEDIENCIA.

       POR EXEMPLO: "NÃO BATA POIS MACHUCA!FAÇA UM CARINHO"

      É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O ADULTO PRECISA TER UMA FALA  MENOS INFANTILIZADA POSSÍVEL. EVITE: "FAZ DODÓI", DIGA "MACHUCA".

        À  MEDIDA QUE CRESCE A FORMA DE FALAR DEVE TAMBÉM SER DIFERENCIADA.
  • O DIÁLOGO É ESSÊNCIAL ENTRE PAIS E FILHOS.
        DEUS SEMPRE ESTEVE PRÓXIMOS A ADÃO E EVA. ELES CONVERSAVAM FACE A FACE COM DEUS.

GÊNESIS 3:8

          OLHAR NOS OLHOS, ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE COM SEUS FILHOS, DE CONFIANÇA UM NO OUTRO.
  • A CRIANÇA À MEDIDA QUE CRESCE PRECISA ASSUMIR RESPONSABILIDADES DENTRO DE CASA.
        DEUS NÃO CRIOU ADÃO PARA SER BAJULADO OU PARA SER SERVIDO. DEUS CRIOU O HOMEM COM UM PROPÓSITO. FEZ COM ELES ASSUMISSE A RESPOSABILIDADE DE GUARDAR O JARDIM ONDE MORAVA, DE ADMINISTRAR TUDO.

GÊNESIS 2:15

      A CRIANÇA PRECISA, AOS POUCOS, ASSUMIR RESPONSABILIDADES DENTRO DE CASA, COMO AJUDAR A ARRUMAR OS BRINQUEDOS, A CAMA, A LOUÇA, TIRAR O LIXO, ALIMENTAR O CACHORRINHO, ETC. ATIVIDADES QUE NÃO SÃO PARA EXPLORAR O TRABALHO INFANTIL, MAS SIM PARA QUE ELA SE SINTA PARTE ATIVA DA FAMÍLIA E APRENDA A VALORIZAR O QUE TEM.

    SEMPRE QUE CUMPRIR SUAS TAREFAS DEVE SER ELOGIADA, E SEMPRE QUE NÃO CUMPRIR DEVE SER COBRADA.
    
  • ISOLAMENTO NÃO, CRIANÇA PRECISA DE SOCIALIZAÇÃO.
          DEUS SABIA QUE VIVER SÓ NÃO ERA BOM PARA ADÃO, TRATOU LOGO DE CRIAR A EVA PRA JUNTOS VIVEREM NO JARDIM. E ISSO NÃO SE REFERE SOMENTE A QUESTÃO SEXUAL.


GÊNESIS 2:18


          UMACRIANÇA QUE VIVE ISOLADA ADOECE MAIS, CORRE MAIS RISCO DE DESENVOLVER DEPRESSÃO, SE DESENVOLVE MAIS LENTAMENTE QUE A CRIANÇA QUE SE RELACIONA COM OUTRAS CRIANÇAS.


         A INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS ENSINA A CRIANÇA A LUTAR POR SEUS DIREITOS E A RESPEITAR OS DIREITOS DOS OUTROS, A RESPEITAR OS LIMITES.

  • CORRIGIR SEMPRE QUE FOR PRECISO.
          QUANDO ADÃO E EVA DESOBEDECERAM A REGRA COLOCADA POR DEUS FORAM PUNIDOS. DEUS NÃO FEZ VISTA GROSSA AO ERRO DELES E DEMONSTROU SEU AMOR AO EVITAR QUE AMBOS COMESSEM DO FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA E PASSASSEM A ETERNIDADE EM PECADO, E AINDA FEZ A PROMESSA DA VINDA DE JESUS, QUE SERIA A PONTE NOVAMENTE ENTRE DEUS E OS HOMENS.

GÊNESIS 3:1-24

          APLICAR UMA MEDIDA CORRETIVA É NECESSÁRIO, É UMA PROVA DE AMOR. A CRIANÇA PRECISA SER ORIENTADA E ASSISTIDA ATÉ ATINGIR MATURIDADE SUFICIENTE PARA DISCERNIR ENTRE O CERTO E O ERRADO. ISSO É PAPEL DOS PAIS. QUANDO OS PAIS DEIXAM DE CORRIGIR SUAS CRIANÇAS, O MUNDO O FAZ DE FORMA CRUEL E  IMPLACÁVEL. A CORREÇÃO EVITA QUE UM MAL AINDA MAIOR SEJA CAUSADO. OS ERROS SERVEM PARA ENSINAR, SEMPRE.
  • PAIS DEVEM AMAR SEUS FILHOS INCONDICIONALMENTE.
          DEUS NÃO INTERFERIU NA ESCOLHA DE ADÃO DE EVA. ELE PREVENIU, ELE ORIENTOU. ELES DESOBEDECERAM. DEUS CORRIGIU, DEUS ADMINISTROU AS COISAS PARA EVITAR ALGO AINDA MAIOR, MAS NÃO DEIXOU DE AMÁ-LOS.

         DEUS PERMITIU QUE ELES FIZESSEM USO DO SEU LIVRE ARBÍTRIO. NOSSOS FILHOS NÃO SÃO ROBÔS. ELES TEM DIREITO DE FAZER SUAS ESCOLHAS, O NOSSO DEVE É AMÁ-LOS INDEPENDENTEMENTE DE QUAIS SEJAM ELAS, ORIENTÁ-LOS E EDUCA-LOS NA PALAVRA DO SENHOR E SEMPRE ORAR POR ELES!


A PALAVRA DE DEUS TEM TUDO O QUE NÓS PRECISAMOS PARA VIVER BEM E DESFRUTAR DO MELHOR DESSA TERRA. PRATIQUE A PALAVRA, SEJA UM VENCEDOR!

EM AMOR,
PRESBÍTERA LÍVIA MARIA

6 comentários:

Sandro disse...

Graça e paz, sempre!

Passei por aqui para conhecer seu blog.
Estou procurando bons blogs para compartilhar.

Já estou te seguindo.

Ficaria muito feliz se puder me visitar.
Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

Abraço em Cristo,

Sandro
http://oreinoemnos.blogspot.com/
Te espero lá.

José Luiz dos Santos disse...

Graça e paz Lívia, parabéns pelo blog, já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir meu blog, aguardo por você, um forte abraço.

http://joseluizbans.blogspot.com/

Carlos Carvalho disse...

A paz do Senhor Jesus,
Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!

Aproveito a oportunidade
Para lhe convidar para ser
Mais um amigo da “ROCHA”

www.afamilianarocha.blogspot.com
www.cristinaalvescantora.blogspot.com

Fique com Deus!

Carmen Ferreira disse...

OI QUERIDA
vim te convidar para participar do sorteio do meu blog de flores de cabelo...
bjos

http://ensinandoatravesdaarte.blogspot.com/

Regina Aguiar disse...

Olá Livinha ..tudo aqui esta muito lindo que DEUS continue a usar na obra dele eu amo passar por aqui e hoje deixo minha marquinha...bjocas..fica na paz..

Maah disse...

Oláa, tudo bem?
No mundo de hoje precisamos estar atentos a tudo em relação aos pequenos para que eles cresçam na Presença Soberana do Eterno Deus. Apesar de ainda não ser mãe, sei que o futuro deles no altar de Deus depende dos pais!
http://meumundocristao.blogspot.com

VAI SAIR ASSIM?

VAI SAIR ASSIM?